Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) realizou ontem a primeira avaliação para a Classificação Hoteleira no Estado, no Hotel Pousada dos Girassóis II, com a solicitação de quatro estrelas. O Ministério do Turismo (MTur), conta com a parceria do Inmetro, que através de seus órgãos delegados tem a função de inspecionar se o estabelecimento atende as exigências definidas para cada categoria.

O presidente do Ipem-TO, Parrião Júnior, pontua que o processo é voluntário, e o proprietário que desejar receber a classificação hoteleira, precisa fazer a solicitação através do Cadastro Cadastur pelo endereço: www.cadastur.turismo.gov.br. Depois de preenchida as informações necessárias, o sistema exibe a tela de autoavaliação para ser preenchida, salva, imprime e depois envia ao órgão delegado do Ministério do Turismo, que no Tocantins se trata da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), que analisa a documentação. O Ipem, por sua vez, é quem realiza a inspeção no local.

O presidente do Ipem-TO frisa que até o momento poucos estados tiveram a iniciativa de pedir a Classificação Hoteleira, e, acredita que outros estabelecimentos do Tocantins vão procurar se classificar, “por garantir confiabilidade aos meios de hospedagem”.

Para a gerente e proprietária do estabelecimento, Ilza Correa Rocha, a Classificação é de suma importância para que o cliente faça a escolha adequada, “no mundo inteiro a hotelaria é feita com classificação”.

O Sistema Brasileiro de Classificação (SBCClass) estabeleceu sete tipos de Meio de Hospedagem para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional: Hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. E, utiliza a simbologia das estrelas para diferenciar as categorias. (Ascom Ipem)