Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Vigilância do Estado do Tocantins – Sintivisto fez manifestação na manhã desta quarta-feira, 7, reivindicando aumento salarial para a categoria. Com faixas e carro de som o sindicato organizou uma mobilização na Avenida JK cobrando acordo feito no Ministério do Trabalho que não estaria sendo cumprido.

Segundo informou o Sindicato, a categoria pretende continuar a mobilização durante todo o dia o que pode impedir o funcionamento dos Bancos já que as instituições não podem abrir sem vigilantes.

A lei federal 7.102/83 e a Portaria 387/2006 da Polícia Federal são claras: sem a presença de vigilantes, os bancos ficam impedidos de funcionar. São mais de 2 mil vigilantes em todo o Estado. O Sindicato, que é presidido por Diolindo Pinto da Cruz, representa maioria da categoria.

Veja o que diz a lei 7.102/83:

Art. 1º É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei.

Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes (...).

(Em instantes mais informações)