Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com o tema “promover a cultura é favorecer a cidadania”, o Ponto de Cultura Cabana Cultural realiza a terceira Ação Borocoxó, a partir das 8 horas, deste sábado, 24, na Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Jardim Aureny II. Na programação haverá mais de 15 atividades e oficinas, além de sorteio de uma bicicleta e outros brindes durante o dia, e para encerrar, às 20 horas, o grande ensaio aberto da Quadrilha Junina Caipiras do Borocoxó e demais apresentações culturais.

Segundo a organização, o evento tem a finalidade de desenvolver um dia de atividades para a comunidade, socializando e proporcionando interação entre crianças, adolescentes, jovens e adultos com outras comunidades, com a pretensão de atingir 5.000 atendimentos por meio de atividades sócio-educativas, dirimindo as condições de desigualdade e conflito em que estão inseridas no cotidiano.

De acordo com o projeto, a ação pretende proporcionar à população palmense, de um modo especial a da região sul, carente por lazer, entretenimento a reverem-se como construtores de cultura e de cidadania. “Desta maneira poderemos contribuir para o fortalecimento da cultura, realizando nesse dia oficinas profissionalizantes, capacitações e ações de cidadania, criando oportunidades para o surgimento de novos artistas, cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, incrementando o gosto pela cultura de um modo geral”, destaca o texto.

O Cabana Cultural é um dos dez pontos selecionados em Edital público, para integrar a Rede Pontos de Cultura de Palmas, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, realizado por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas. O evento é organizado pela Quadrilha Junina Caipiras do Borocoxó e desde 2009 tem como co-organizadora a Escola Municipal Thiago Barbosa e parcerias.