Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) abre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, na Unidade de Saúde da Família (USF) 403 Sul, neste sábado, dia 5, às 8 horas, com a apresentação do coral de idosos da Policlínica 108 Sul.

De acordo com o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, 36 postos estão sendo disponibilizados para vacinar o público-alvo, cerca de 22 mil, constituído de idosos, com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos e gestantes de qualquer faixa etária.

“É importante que todos os componentes do público-alvo sejam vacinados pois, essa prevenção reduz as internações hospitalares, a mortalidade e os gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias oportunistas”, explica o secretário.

Chamamento às gestantes

De acordo com Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. “Estamos trabalhando para vacinar 100% dos grupos, por isso, fazemos um chamamento especial às gestantes que, no ano passado, atingiram pouco mais de 63%” - destaca o diretor, informando que os demais grupos superaram a meta.

Grupos a serem vacinados

População

Crianças entre 06 meses e menores de 02 anos

6.521

Gestantes

3.260

Idosos acima de 60 anos

9.978

Total

22.211

A gripe é infecção

Segundo Juliana Araújo de Souza, coordenadora Municipal de Imunização, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, contaminadas por secreções respiratórias.

“Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e dor de cabeça”, explica a coordenadora.

Juliana adverte que, apesar da maioria das pessoas infectadas se recuperarem dentro de uma a duas semanas, em crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonias e até à morte.

Postos de Vacinação Dia D

- Policlínica 303 Norte

- USF 305 Norte

- USF 307 Norte

- USF 405 Norte

- USF 407 Norte

- USF 409 Norte

- USF 603 Norte

- USF 605 Norte

- USF 508 Norte

- USF 404 Norte

- Policlínica 108 Sul

- USF 403 Sul

- Igreja Presbiteriana 305 Sul

- USF 612 Sul

- USF 1004 Sul

- USF 1104 Sul

- USF 1106 Sul

- USF 1105 Sul

- USF 1206 Sul

- USF 1203 Sul

- USF Laurides Lima

- Escola Estadual Liberdade – Aureny III

- USF Liberdade

- USF Taquari

- USF Novo Horizonte

- USF Alto Bonito

- USF CAIC

- USF Aureny I

- USF Aureny II

- USF Santa Bárbara

- USF Setor Sul

- USF Bela Vista

- USF Morada do Sol

- Pol. Taquaralto

- USF Taquaruçu

- Palmas Shopping