Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Governo do estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia envia equipe de servidores para participar do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O encontro vai acontecer de 28de maio a 1º de junho no Centro de Conversão Centro-sul na cidade de Florianópolis Santa Catarina. Esta é a segunda edição do evento que traz o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade.

Vão representar o Estado, os servidores da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Maria da Penha Barbosa - diretora de Educação profissional, Aretuza Dirles - Coordenadora de Ensino superior, e Romão Miranda Vidal. - Superintendente de Programas e Parcerias.

Para a Diretora de Educação Profissional, Maria da Penha, essa participação neste Fórum é de fundamental importância. Porque vai ampliar os conhecimentos com as várias oficinas e palestras como a sobre Sustentabilidade e Ensino Agrícola entre o Ideal e o Real, A contribuição da Educação Ambiental e Tecnológica. “Será muito importante para a ampliação dos conhecimentos das nossas escolas tendo em vista, que temos duas escolas agrícolas, de Natividade e Pedro Afonso. E política da educação como um todo”, conclui.

Já o superintendente de Programas e Parcerias, Romão Miranda Vidal acrescenta que a participação de profissionais da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, será a de buscar novas propostas que possam integrar a plataforma global da didática e da pedagogia, em especial nas áreas fins onde a Sect se insere. “A participação neste fórum onde serão tratados assuntos como: Políticas de Educação Profissional e Tecnológica, o papel do Pronatec; ou o Currículo do Curso Técnico em Agropecuária - Oportunidades e Desafios; vem ao encontro com a realidade do Estado do Tocantins”.

Na agenda de atividades estão conferências e palestras com temas de suma importância para o Estado do Tocantins, como políticas de educação Profissional e Tecnológica, Gestão pedagógica na rede e-tec Brasil e sobre Educação a Distância.

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas para integrar a plataforma mundial de educação. Durante cinco dias,estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos,associações e pessoas da sociedade civil de diversos países terão a missão de priorizar a educação na construção de um outro mundo possível.

A programação do evento contará com quatro conferências, nove debates, quatro observatórios, além de cerca de 180 atividades propostas por integrantes do Comitê Organizador e 150 atrações culturais.Além disso, o Fórum contará com Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e Mostra de Pôsteres.

Entre conferencistas, debatedores e mediadores, serão 29 convidados internacionais e 39 nacionais. Os estrangeiros virão de países como Portugal, Inglaterra, Uruguai, México, Colômbia,Argentina, Estados Unidos, Espanha, Chile e Canadá.

O encontro que é o maior do setor com a participação de mais de 20 países e cerca de 200 entidades da Educação Superior, Básica e Técnica, tem o objetivo de construir propostas que integrem a plataforma mundial de educação para o mundo do trabalho. A expectativa dos organizadores é de superar a primeira edição, realizada em Brasília, com 15 mil participantes. (Ascom Sect)