Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde – Sesau contestou as informações repassadas ao Conexão Tocantins pelo Sindicato dos Médicos com relação à demanda de quase 5 mil cirurgias eletivas que não teriam sido realizadas, segundo a entidade representativa dos profissionais. “Não procede a informação veiculada na imprensa referente à suspensão das cirurgias eletivas”, frisou a pasta.

Segundo a Sesau 43 cirurgias foram realizadas nos dias 30 e 31 de maio. Na versão da Sesau as cirurgias foram suspensas momentaneamente em função de um problema no sistema de abastecimento de gás utilizado para suprir as necessidades da lavanderia e para secagem de roupas de cama utilizadas.

O Simed alega que até água estava faltando no centro cirúrgico do HGP o que foi confirmado pela Sesau através da nota. Segundo a secretaria o desabastecimento de água já foi resolvido. “A diretoria Geral esclarece que, o desabastecimento ocorreu por período temporário tendo sido normalizado logo em seguida. Isso, infelizmente, muitas vezes ocorre, sem que o hospital seja notificado com antecedência pela empresa que abastece, para que haja um gerenciamento e racionamento do consumo em locais não prioritários, gerando, dessa forma, transtornos à rotina hospitalar”, explica a nota.

O Simed informou que os médicos estão preocupados com os problemas do HGP que estariam inviabilizando a atuação dos profissionais. O representante do Sindicato se reuniu com o secretário da pasta, Nicolau Esteves que prometeu dar respostas e resolver os impasses em até uma semana.

Veja a íntegra da nota da Sesau:

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HGPP- Hospital Geral Público de Palmas, informa que:
• Não procede a informação veiculada na imprensa referente à suspensão das cirurgias eletivas.
• Informa ainda que do dia 30 a 31 maio até as 19:11 foram realizadas 43 cirurgias de emergência e cirurgias eletivas.
• A Direção técnica do HGPP admite que na terça, 29, na parte da manhã as cirurgias eletivas foram suspensas momentaneamente em função de um problema no sistema de abastecimento de gás utilizado para suprir as necessidades da lavanderia, para secagem de roupas de cama utilizadas no centro cirurgico. A suspensão se fez necessária para garantir a realização das cirurgias de emergência, que são prioritárias.
• A respeito do desabastecimento de água, ocorrido no HGPP ontem, 31, a diretoria Geral da instituição informa que o reservatório de água tem capacidade de estocar 200 mil litros, sendo que o consumo diário gira em torno da capacidade total; informa que a água é usada para abastecer todas as dependências internas do hospital e ainda para lavar enxovais usados por profissionais da assistência e pacientes do HGPP e Hospital Infantil Público de Palmas. Ainda sobre esse assunto, a diretoria Geral esclarece que, o desabastecimento ocorreu por período temporário tendo sido normalizado logo em seguida. Isso, infelizmente, muitas vezes ocorre, sem que o hospital seja notificado com antecedência pela empresa que abastece, para que haja um gerenciamento e racionamento do consumo em locais não prioritários, gerando, dessa forma, transtornos à rotina hospitalar.


Palmas, 1º de Junho de 2012