Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva do leite, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Cabra de Palmas e Prefeitura de Santa Rosa firmaram uma parceria. A reunião que definiu o acordo foi realizada neste último domingo, dia 29, na Câmara Municipal de Santa Rosa do Tocantins, localizada a 140 Km de Palmas, região Sudeste do Estado. Cerca de 30 criadores de gado de leite participaram do encontro que garantiu a construção e instalação de um posto de coleta de leite de vaca no município.

De acordo com o presidente da Associação que atua com leite de cabra e vaca, Adão Rego, a Prefeitura ficará responsável pela construção do posto de coleta de leite que deve ficar pronto em 30 dias, e ainda irá ceder um funcionário para auxiliar na administração. À Associação caberá o repasse por comodato de um tanque de resfriamento com capacidade para 1.500 litros e também a aquisição e transporte do leite. “Ficamos responsáveis por comprar esse produto, buscar no local e pagaremos R$ 0,68 o litro para o produtor. Um dos melhores preços no Estado”, comentou o produtor.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Lobato, a Secretaria já vinha trabalhando em prol da parceria que irá beneficiar toda a região próxima à Santa Rosa. “O Tocantins tem capacidade de aumentar significativamente sua produção de leite e estamos incentivando isso com várias ações, dentre elas, o projeto de melhoramento genético do rebanho por meio da inseminação artificial por tempo fixo”, explicou, acrescentando que a equipe da Seagro já esteve no local inseminando vários animais.

Dados

O Tocantins produz atualmente 233 milhões de litros de leite por ano, segundo dados da Seagro de 2011. Destaque para a região Norte do Estado, onde é registrado um dos maiores crescimentos proporcionais de produção do País. (Ascom/Seagro)