Campo

Foto: Divulgação
 

Com o objetivo de dinamizar a Cadeia Produtiva do Leite, a Prefeitura de Santa Terezinha do Tocantins, com o apoio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, realiza nesta sexta-feira, dia 17, o primeiro Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Leite no município. O evento tem como tema: “Dinamizar a cadeia produtiva do leite: desafios e soluções” e acontecerá no Centro de Convivência Social. A expectativa é que participem produtores rurais, representantes de empresas de ATER – Assistência Técnica Rural, de associações, de instituições de ensino e demais segmentos da sociedade.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão Lobato, o objetivo do seminário é de fomentar a cadeia. “Ao promover o seminário a Prefeitura e demais instituições visam ainda atender a demanda das agroindústrias do setor, no sentido de ampliar a produção leiteira no Estado”, argumenta.

Segundo Lobato, atualmente são captados apenas dois mil litros/dias na região e a empresa possui capacidade mínima de seis mil. “A região corresponde a 13 municípios, e como existe a demanda, os produtores podem se mobilizar e aumentar a produtividade, já que o laticínio tem capacidade máxima de 40 mil litros. Por isso a importância de fomentar eventos como este, que além de levar informação também promovem a interação e a troca de experiência entre os produtores”, reforça o coordenador.

Para a secretária da Agricultura de Santa Terezinha, Francinalva Socorro Silva, com essa ação serão priorizadas as ações de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando à qualificação e fortalecimento da cadeia produtiva, gerando renda e qualidade de vida. “Vamos mostrar aos produtores que a instalação do laticínio é uma ação para o presente. Só ainda não aconteceu por falta da oferta diária mínima do leite da região”, explica.

Parceiros

Também são parceiros do evento o Laticínio Hojuara e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins. (Ascom Seagro)