Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Terá início nesta quarta-feira, 28, a I Conferência Municipal de Educação de Palmas, com abertura marcada para às 19 horas, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Está prevista a presença do prefeito Raul Filho, do secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, do coordenador geral de Apoio à Gestão Democrática, Assistência e Acompanhamento – SASE/MEC, Walisson Maurício de Pinho Araújo, profissionais da educação e a comunidade. O evento prossegue durante toda a quinta-feira, 29, na UFT.

A palestra de abertura será proferida pela professora Cléria Mara Santos, cientista social formada pela Unesp/Araraquara, que vai abordar o tema: Plano Municipal de Educação: uma construção participativa, democrática e dialógica. Com um extenso currículo, Clária foi secretária municipal de Governo e secretária municipal da Educação da Prefeitura de Araraquara (SP). Atualmente é coordenadora geral de Redes Públicas da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Conferência

A I Conferência Municipal de Educação de Palmas constitui um espaço para debates e um mecanismo de participação social nas atividades de planejamento e construção do Plano Municipal de Educação da Capital, que é um documento de planejamento onde será definido os princípios, diretrizes, metas e estratégias para a educação nos próximos 10 anos.

A presidente da Comissão de Organização e Sistematização do Plano Municipal de Educação, professora Luzenir Poli C. da Silveira, explica que o Plano Municipal de Educação é importante porque é um instrumento contra a descontinuidade das políticas educacionais, fortalece as ações governamentais e contribui para que a sociedade exerça melhor o controle social em relação à atuação do poder público no cumprimento do compromisso assumido com a população.

Para participar da I Conferência Municipal de Educação o interessado deve fazer a inscrição no site: semed.palmas.to.gov.br/pmep/, onde também pode ser acessado o documento referência do PME.

Programação

Dia 28 de novembro

Local: Auditório Cuica/UFT

18 às 19h – Credenciamento

19 h – Apresentação Cultural

19h30 – Solenidade de abertura

20h – Palestra de Abertura - Plano Municipal de Educação: uma construção participativa, democrática e dialógica - Profa. Cléria Mara Santos.

21h30 – Diálogos iniciais - (abertura para considerações e questionamentos)

22h – Encerramento

Dia 29 de novembro

Local: Auditório Cuica/UFT

8h – Apresentação cultural

8h10 – Aprovação do Regimento Interno

8h30 – Colóquios e plenárias de eixo

EIXO I O Plano Municipal de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação

EIXO II Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos

EIXO III Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente

EIXO IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem

EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

EIXO VI Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho

EIXO VII Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos

12h – Intervalo para almoço

14h – Continuação dos trabalhos

15 h30 – Coffe break

16h – Plenária Final

18h – Encerramento (Ascom Semed)