Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Social Divino Espírito Santo - Prodivino está ampliando suas linhas de crédito para melhor atender os pequenos empreendedores do Tocantins. Um importante passo foi dado com a parceria firmada com a Caixa Econômica Federal. O recurso vem do ”Programa Crescer” do Governo Federal, por meio do Microcrédito Orientado Produtivo.

As ações a serem realizadas pelo Prodivino tais como planejar e cadastrar as propostas de crédito dos empreendedores, terão início em fevereiro de 2013. A qualificação dos servidores para o trabalho teve início essa semana.

Segundo o presidente do Prodivino Isamar Moraes Ribeiro (Mazinho), a conquista dessa nova linha de crédito é de relevante importância, porque trará recursos para atender a demanda de todo Tocantins. O presidente enfatiza que esse valor depende da quantidade de propostas de financiamentos recebidas pelo Instituto, podendo chegar a ultrapassar o valor previsto de 50 milhões, isso significa que não faltará crédito para quem precisa e quer empreender.

Mais parceria

E esta semana, o Prodivino recebeu mais uma proposta de convênio no sentido de disponibilizar crédito para os pequenos empreendedores do Tocantins. Desta vez o convite de parceria partiu do Banco do Brasil. Mazinho informou que essa parceria será importante porque vem complementar as demandas dos municípios onde não existir agências da Caixa, afirma o presidente. “As propostas de parcerias são sempre bem recebidas, o governo trabalha para que mais pessoas possam empreender oferecendo oportunidades que gerem mais empregos, renda, inclusão social, e conseqüente desenvolvimento do Estado”.

Desde o início da gestão a equipe Prodivino tem trabalhado nesse sentido de conquistar parcerias a fim de captar recursos que beneficiem os pequenos empreendedores. No Tocantins o Prodivino desenvolve atividades de fomento ao crédito apoiando pequenos empreendedores, disponibilizando linhas de crédito como o Programa Nossa Oportunidade e o Microcrédito Pequeno Empreendedor. Também auxilia os servidores públicos estaduais com financiamentos do Programa de Assistência Financeira ao Servidor Público.    

Programa Microcrédito Produtivo Orientado

É uma linha de crédito do Governo Federal, executada pela Caixa Econômica, destinada a microempreendedores que, no Tocantins, será desenvolvida em parceria com o Prodivino.

Com juros de 0,64% ao mês, prazo de 4 a 24 meses e sem carência. A linha de crédito busca atender todos os pequenos empreendedores do Tocantins, com valores que variam entre R$ 300,00 a R$ 15.000,00.  

São requisitos indispensáveis para adquirir o empréstimo:

Ser maior de 18 anos ou emancipado; Não possuir restrições cadastrais no CADIN, SERASA, SINAD e SPC;  Possuir avalista (s);  Ser aprovado em avaliação de risco de crédito, efetuado pelo sistema de risco da Caixa e Prodivino;  Assinar a CCB;  Possuir conta corrente na Caixa Econômica Federal.