Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado


Com a vinda do ministro da Agricultura e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Arias Cañete, ao Tocantins, as secretarias estaduais da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) estão se mobilizando para organizar a programação da visita. As datas previstas para a vinda da comitiva espanhola será de 31 de janeiro a 02 de fevereiro.

Na ocasião também está sendo programado o “Seminário Agroambiental da Amazônia/Espanha”. O evento ainda aguarda a confirmação de autoridades, como os ministros de Agricultura e Meio Ambiente do Brasil, além dos secretários de Agricultura dos estados da região Amazônica.

Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, a vinda da comitiva espanhola é resultado da visita realizada pelo Governador Siqueira Campos e comitiva tocantinense ao país, em agosto de 2012. “Nessa oportunidade, empresários espanhóis se mostraram dispostos a investir no nosso Estado em áreas como agricultara e meio ambiente, através de projetos de irrigação e rastreabilidade ambiental” ressalta.

A comitiva virá ao Estado para conhecer in loco as oportunidades de negócios também em áreas como construção civil, transportes e outras potencialidades. Atualmente, a Tragsa, empresa pública espanhola que atua em diversas áreas, já está com um escritório instalado em Palmas. “Devido a crise financeira pela qual passa o país, os investidores têm a necessidade de buscar outros mercados e campos de trabalho ao redor do mundo. Por isso, nosso objetivo é estreitar os laços com eles para trazer mais recursos ao Tocantins”, comenta o secretário.

No Tocantins, os espanhóis devem conhecer, juntamente com representantes da Seagro, alguns projetos de irrigação, como o São João e Manoel Alves. Já os representantes da Semades estão programando visita aos Parques Estaduais do Jalapão e Cantão. (Secom)