Turismo & Lazer

Foto: Mayna Miranda Cachoeira do Formiga é um dos atrativos Cachoeira do Formiga é um dos atrativos

Hotéis e pousadas da capital turística do Jalapão, Mateiros, a 290 km de Palmas, estão com lotação esgotada para o feriado da Semana Santa, conforme levantamento realizado pela Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico. São 238 leitos entre os hotéis urbanos. De acordo com Flávio Ribeiro, dono da agência de viagens Norte Tur, no final de 2012 todos os pacotes de turismo oferecidos para a data já foram comercializados, fazendo com que a região “Encantos do Jalapão” se destaque como roteiro institucional mais solicitado por turistas que escolhem o destino Tocantins.

O ordenamento turístico na área de domínio do Governo do Estado, no Jalapão,  iniciou em setembro de 2012, com implantação do “voucher turístico” (comprovante de reserva) entre as agências e hotéis. A partir de então, a Adtur passou a controlar a entrada de visitantes, observando a capacidade de carga de cada atrativo. O relatório obtido por esta ferramenta indicou que 282 pessoas visitaram a Cachoeira da Velha, Prainha e Cachoeira do Formiga durante o período do Carnaval, e, dentre estes, 118 utilizaram os serviços de operadores de turismo do estado.

Além da hospedagem prevista nos pacotes turísticos o visitante tem a opção de se hospedar em campings. Na Cachoeira do Formiga, a área particular de camping estava sem vagas, sendo cobrado por pessoa, a taxa de 10 reais e para o banho, sem pernoite, 5 reais. No Jalapão são quatro os locais para acampamento: o camping do Vicente, a fazenda Progresso, às margens do rio Novo, o camping e restaurante “Beira da Mata”, do senhor Emivaldo Rufo, conhecido como “Fei Véi” e o da Faixa Expedições, criado recentemente. 

Naturalmente o turista do Tocantins quer conhecer ou voltar ao Jalapão e, como informou a Pesquisa de Demanda aplicada pela Adtur, 132 escolheram brincar ou descansar usufruindo as belezas da região; os outros 150  vieram dos estados do Pará, Alagoas, São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Sergipe, Maranhão, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, predominando a presença feminina, 157 pessoas (56%). A faixa etária dos visitantes ao Jalapão ficou entre 25 e 49 anos.

Ordenamento turístico

Esta profissionalização do turismo tocantinense é resultado da atuação da Adtur em parceria com o MTur – Ministério do Turismo, com cursos de capacitação para os prestadores de serviços e empresários. As empresas do Estado correspondem e se estruturam com veículos próprios para a condução em cidades e em rotas off road, guias capacitados e oferta de roteiros diversificados, trabalhando com os segmentos mais procurados como o turismo de aventura, o ecoturismo e o cultural.

Os gargalos existem e vão sendo paulatinamente resolvidos, diz o presidente Paulo Massuia, que pontua: “O compromisso com o Jalapão é de organizar as estruturas de receptivo do turista, oferecendo conforto nas estradas e nos acessos aos atrativos. Para 2013, o planejamento prevê lançamento de edital de concessão para a Pousada do Jalapão, a continuidade da pavimentação da estrada Novo Acordo a São Félix do Tocantins e a aceleração do processo de desapropriação de áreas ainda sob a tutela de particulares, para que o Estado possa intervir e implantar obras que proporcionem conforto aos visitantes”, afirmou o presidente.

Parcerias

A chefe da Unidade de Recepção Turística do Jalapão, Mayna Bezerra, quer reunir-se com o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e o Cipra – Companhia Independente de Policia Militar, Rodoviária, Ambiental e Corpo de Bombeiros, para que estes órgãos estejam estarem presentes nos eventos e feriados no Jalapão. A pretensão é avaliar esses dados também com as agências, ouvindo os questionamentos, sugestões e encontrando soluções.

Na opinião de Rita de Cássia Duarte, da operadora Rota da Iguana, a parceria entre as agências que trabalham a região do Jalapão é positiva, no que concorda o guia Sandro Noleto, da El Dourado Adventure: “Se todos forem conscientes os resultados acontecem”.

Um exemplo dessas parcerias foi dado pela El Dourado que arrendou a Pousada Galhão a 22 km de Mateiros, em novembro de 2012. Desde então, todos os pacotes de viagens comercializados pela agência são acomodados na pousada.  Flávio, da Norte Tur fez parceria com o restaurante Chico Doido, também em Mateiros, oferecendo aos turistas o diferencial de apresentação musical, com violão e voz, com o apoio de sua agência. (Ascom SIC)