Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Na manhã de quinta-feira, 08, foi aprovado na Câmara Municipal, Projeto de Lei do Executivo municipal que cria o Programa para Recuperação de Créditos (Refis) do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária do Município de Palmas - Banco do Povo. O projeto tem o intuito de recuperar dívidas vencidas com o órgão.

De acordo com levantamento do Banco do Povo, cerca de 380 contratos estão inscritos na Dívida Ativa, pelo montante de R$ 4.478.759,51. Com o Refis, os clientes poderão pagar os débitos das prestações vencidas ou efetuar o parcelamento em até 24 meses com a atualização do débito com juros de 1,00% ao mês e juros para o reparcelamento de 1,5% ao mês.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, a medida traz benefícios significativos para economia local.  “As facilidades para a renegociação, através do  pagamento à vista em que será cobrado apenas o valor do  montante da dívida pelo valor original das prestações vencidas e o parcelamento em até 24 meses à taxa de 1,5% ao mês, em substituição aos juros contratuais, com certeza facilitarão as negociações para os nossos clientes  para que possamos novamente oxigenar a economia local”, disse.

Ainda de acordo com Cleide Brandão, a estimativa com os Refis é que sejam recuperados em torno de R$ 2,5 milhões aos cofres do Banco do Povo, recursos que serão destinados a novos empreendedores. “Estamos confiantes na recuperação desses créditos para que o Banco possa negociar novos empréstimos o que irá fomentar toda a cadeia produtiva gerando mais emprego e renda”, disse.

Para o diretor da instituição, Valdemar Pereira, a negociação visa também resgatar os empréstimos vencidos para melhor investir em novos projetos da instituição. “Não queremos dificultar o pagamento, mesmo porque sabemos que o nosso público são pequenos empreendedores, procuramos formas viáveis de pagamento com descontos de multas. O que realmente queremos é que aquele que esteja devendo procure o Banco para que possamos encontrar a melhor forma de negociar e recuperar o crédito”, ressaltou.

Os inadimplentes com a instituição poderão procurar a agência do banco do Povo, a partir desta segunda-feira, 12, localizada na 104 Sul, Rua SE 11, lote 36, das 8 às 18h ininterrupto. (Secom Palmas)https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif