Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lourenço Bonifácio

Foto: Lourenço Bonifácio

Ouvida pelo Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 15, a publicitária e empresária Cláudia Lelis, esposa do deputado estadual Marcelo Lelis do PV confirmou que será oficializada logo mais à tarde, às 17 horas no Tribunal Regional Eleitoral, a sua candidatura a vice-governadoria pela coligação “A Experiência Faz a Mudança”. 

Cláudia Lelis afirmou que a indicação foi feita e confirmada, "está confirmado só falta oficializar”, disse, afirmando em seguida estar preparada e capacitada para concorrer juntamente com o ex-governador e candidato ao Governo do Estado, Marcelo Miranda (PMDB).

A esposa de Marcelo Lelis ainda disse que participará de uma reunião na manhã desta segunda-feira com a coordenação de campanha da coligação para discutir os próximos passos a serem percorridos.

Em sua conta no microblog Twitter, Marcelo Lelis disse nesta segunda-feira, que Claudia sempre esteve ao seu lado "desde a minha 1ª campanha de vereador em 2004, organizando, atuando nos bastidores. Depois da perseguição explícita que sofri a nossa coligação entendeu que ela era o melhor nome para me substituir".

Entenda 

Até a noite de quinta-feira, 11 de setembro, o pevista Marcelo Lelis era o candidato a vice-governador da coligação "A Experiência Faz a Mudança", mas teve seu registro de candidatura impugnado em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE manteve a inelegibilidade de Marcelo Lelis foi decretada em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O deputado, então,renunciou de sua candidatura, segundo ele, para evitar instabilidade política dentro da coligação.

Na última sexta-feira, 12 de setembro, o vereador de Palmas, Joaquim Maia (PV), confirmou ao Conexão Tocantins que o nome da esposa de Marcelo Lelis era fortemente cotado para substituir o marido na vaga para a disputa ao cargo da vice-governadoria. Já no sábado, o Partido Verde reuniu-se e, por unanimidade, confirmou o que o vereador Joaquim Maia já havia informado, indicando Cláudia Lelis. A partir daí a indicação de Claudia foi levada ao conselho da coligação “A Experiência Faz a Mudança”, composto por membros do PMDB, PT, PSD e do próprio PV. No conselho participam entre outros o ex-governador e candidato Marcelo Miranda; a senadora Kátia Abreu; o ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva; o prefeito de Paraíso do Tocantins e ex-governador, Moisés Avelino, todos do PMDB; o deputado federal Irajá Abreu, presidente regional do PSD; e o presidente regional do PT, Júlio César Brasil.

Perfil

Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis, nascida no Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro de 1972.  É publicitária, foi secretária de Comunicação da gestão da ex-prefeita Nilmar Ruiz entre 2002 a 2004, em Palmas. Cláudia Lelis também já atuou por muitos anos em sua área como empresária, sobretudo na produção de vídeos. É casada com o deputado Marcelo Lelis, com quem tem um filho, João Pedro, e é também mãe de Carolina Martins.

Em 2005, após deixar a secretaria de Comunicação do município, Cláudia Lelis passou a se dedicar integralmente a politica como militante do Partido Verde no Estado e dando sua importante contribuição nas gestões no marido. Atualmente, pela dedicação e trabalho prestado a Palmas, ela tornou-se uma das mais importantes líderes do partido no Estado. (Atualizada às 15h29)