Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O núcleo do Procon em Gurupi, município a 214 quilômetros de Palmas, está em busca de parcerias para desenvolver um projeto piloto de educação sobre consumo consciente nas escolas da rede pública estadual. “O projeto chama-se ‘Procon na escola’ e o objetivo é esclarecer aos estudantes crianças e adolescentes, o valor do dinheiro e a importância de se ter conhecimento sobre qualquer bem que se vá adquirir, num mercado que apela cada vez mais ao consumismo”, explica o gerente regional do Procon em Gurupi, Cleicivon Martins.

Segundo ele, muitas pessoas confundem o que querem com o que de fato precisam, como por exemplo, a troca de carro todo ano e a troca constante de celular, muitas vezes ultrapassando os limites do orçamento e entrando para o cadastro de maus pagadores. O gerente afirmou ainda que, para implantar o projeto, o órgão está buscando parcerias com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) através da Delegacia Regional de Ensino (DRE) em Gurupi e com instituições  do Sistema “S”, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi)  e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fiscalização

Além de ações educativas, um dos objetivos do Procon é fiscalizar a oferta de serviços e produtos de qualidade ao consumidor. Durante toda esta semana, por exemplo, a centra do órgão, em Palmas e os 11 núcleos regionais estão realizando a “Operação Páscoa”, com o objetivo de orientar consumidores e comerciantes sobre produtos tradicionalmente consumidos nesta época do ano, como peixes e frutos do mar e chocolates.