Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades

Como um dos focos do Salão do Livro é o pedagógico, as Diretorias Regionais de Educação e escolas estão fazendo mobilização sobre a importância do livro e da leitura. É o caso da Diretoria Regional de Tocantinópolis, que realizou na última sexta-feira, o “Dia D de Mobilização do Programa do Livro e da Leitura Vamos Ler”, promovendo a interação entre diretores das 27 escolas estaduais e escritores regionais.

A educadora Magda Carvalho de Sousa Rodrigues, supervisora escolar da DRE de Tocantinópolis, explicou que na ocasião foi apresentado o programa estadual de incentivo a leitura para todos os gestores escolares, em seguida, quatro escritores contaram relatos de como a leitura influenciou o seu processo de criação. “O próximo passo é que cada escola desenvolva projetos para aproximar o aluno dos livros”, contou Magda.

O programa de incentivo a leitura é desenvolvido nas escolas durante o ano letivo e cada unidade escolar tem autonomia para definir a forma e as ações para promover cada vez mais o livro e a leitura.

Leitura no Salão do Livro

Célia Maria Fernandes de Moraes, gerente de Programas Especiais da Secretaria da Educação, explicou que há uma comissão do programa Vamos Ler articulando as ações que serão realizadas na 9ª edição do Salão do Livro que acontecerá de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções, Parque do Povo, em Palmas.

“O Salão do Livro é uma ação do programa estadual de leitura, a venda de livros é uma forma dos alunos, professores e os demais leitores terem contato com o universo literário. As apresentações teatrais são interpretações de leituras”, frisou Célia.

Durante o Salão do Livro serão entregues aos visitantes um encarte que retrata o programa ‘Vamos Ler’ e explica como ele é desenvolvido nas escolas estaduais. (Ascom Seduc)