Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Com o tema “Ansiedade – como enfrentar o mal do século”, a palestra de abertura do 9º Salão do Livro foi ministrada pelo renomado escritor, pesquisador e psiquiatra Augusto Cury neste sábado, 19, no Auditório Tião Pinheiro. Augusto Cury falou sobre como o ser humano deve gerenciar o pensamento e, afirmou ainda, que o estresse, ocasionado pelos excessos da modernidade, asfixia corriqueiramente o território das emoções.

“Vivemos um inconsciente coletivo onde há falta de confiança. As pessoas têm, cada vez mais, medo do futuro. É necessário mudar a agenda das relações interpessoais”, explicou o especialista, acrescentando que a modernidade favorece a ansiedade sem controle, por causa da rotina estressante, os vários compromissos e o trabalho excessivo. “Isso altera o comportamento do ser humano”, pontuou.

O escritor abordou também sobre a relação entre pais e filhos e destacou ser importantíssimo que os responsáveis transfiram aos herdeiros o capital das experiências. “Eles devem repassar aos filhos o que o dinheiro não compra. É necessário que mostrem a eles as suas lágrimas e as suas crises, assim, os herdeiros, serão adultos mais seguros”, explicou.  

Evento

Pela segunda vez no Estado, Augusto Cury fez elogios ao povo tocantinense e ao 9º Salão do Livro. “É um lugar de pessoas trabalhadoras. O que acontece aqui é a democratização da literatura. É estimular os jovens a uma viagem para dentro de si”, ressaltou. O especialista disse também que a literatura deve provocar a inteligência dos indivíduos.

A servidora pública, Ionete Barros, 53 anos, que veio de Gurupi, Sul do Estado, disse que já leu várias obras do especialista e destacou a importância do evento. “Hoje me conheço melhor e tenho me policiado mais para deixar a ansiedade de lado. Sinto-me muito feliz por estar aqui assistindo a ele. A volta do Salão do Livro me proporcionou esse momento”, contou emocionada.  

O evento acontece no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, até o próximo dia 27 de setembro.