Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Palco livro receberá nesta segunda-feira, 21, o grupo carioca Sururu na Roda, eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira em 2014. Essa será a primeira vez que o grupo se apresentará no Tocantins, prometendo passear pelos ritmos brasileiros e contagiar a plateia. A apresentação acontece a partir das 22h, em Palmas, no Parque do Povo. 

Segundo a vocalista do grupo, Nilze Carvalho, o grupo está ansioso para desembarcar no 9º Salão do Livro. “Ficamos muito felizes com o convite da Secretaria de Estado da Cultura, preparamos um show muito animado para o Tocantins, com um som muito eclético apesar da nossa matriz ser o samba. Vamos fazer um verdadeiro passeio pelos ritmos do Brasil, um show para ninguém ficar parado”, declarou. 

A atração integra a programação do 9º Salão do Livro, que nessa edição tem o tema “Regionalismo e Desenvolvimento: Na terra do Sol, a vida se transforma através da leitura”, e será realizado em conjunto com a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte). 

Sururu na Roda 

Uma das marcas do grupo é sua sonoridade que expressa diferentes nuances de timbres, característica que mescla novidade, qualidade e tradição. Isso se deve ao fato de seus integrantes serem cantores e instrumentistas, cada um proveniente de um contexto musical diferente, trazendo para o grupo sua baagem e suas influências. 

Foi em 2000, na informalidade dos encontros nos jardins da UNIRIO, que surgiu a idéia de formar o grupo Sururu na Roda. A então  estudante Nilze Carvalho – voz, cavaquinho e bandolim – uniu-se a Fabiano Salek e Sílvio Carvalho – respectivamente voz e percussão, e voz, percussão e cavaquinho, transformando a parceria num dos mais badalados grupos de samba que revitalizaram a Lapa, bairro ícone da boemia do Rio de Janeiro. 

A fim de fazer um registro fonográfico, aproveitando o clima dos shows, o Sururu na Roda lançou seu primeiro CD, Arco da Velha, em 2001, que traduz fielmente o clima das rodas de samba. 

Ao longo de sua trajetória o grupo representou a música brasileira em eventos promovidos pelas embaixadas brasileiras em países como Costa Rica, Guatemala, Tunísia, Belize, Vietnam e realizou turnês nos Estados Unidos e Argentina. No final do segundo semestre de 2014 o grupo realizou uma turnê de 22 shows em 20 cidades do Japão, com enorme aceitação e sucesso de público produzida pela Latina e pelo grupo Min-On.