Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima Delegação do Tocantins que partiu para a Conferência Nacional, em Brasília Delegação do Tocantins que partiu para a Conferência Nacional, em Brasília
  • Mario Benício destaca que as propostas tocantinenses retratam a necessidade mais urgente do Estado

O Tocantins vai levar para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, 35 propostas que foram aprovadas na 8ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em agosto deste ano. As proposições tocantinenses obedecem aos sete eixos determinados pelo Conselho Nacional de Saúde.

Implementar, garantir e efetivar a política nacional de humanização em todos os serviços de saúde, implementar e efetivar a política de educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar o Cartão SUS, otimizando o financiamento para o município que prestar atendimento ao cidadão tornando-o documento obrigatório a qualquer atendimento nas Unidades de Saúde. Estas são algumas das propostas que a delegação do Tocantins vai levar a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 1º a 4 de dezembro em Brasília.

O evento que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e conta com a participação de conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema.

“As propostas tocantinenses retratam a necessidade mais urgente que detectamos em nosso Estado, esperamos ser ouvidos e que os governantes escutem e tomem as medidas urgentes para que o SUS mude de cara e tenha credibilidade e eficiência”, informou o conselheiro de saúde e coordenador da etapa estadual, Mario Benício dos Santos.

Sobre o SUS

Segundo informações do Ministério da Saúde, “as bases para a criação do Sistema Único de Saúde brasileiro foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

O SUS é um dos maiores sistemas públicos do mundo. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas por meio do sistema no país. Em seus 27 anos de existência, o SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro.

Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques. O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disponibilizando 44 imunobiológicos, sendo 27 vacinas, na rede pública de todo o País.

Também é no SUS que ocorre o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. O programa cresceu 63,85% na última década, saltando de 14.175 procedimentos em 2004 para 23.226 em 2014. Por meio do SUS também é oferecida assistência integral e gratuita para a população de portadores do HIV e doentes de Aids, renais crônicos, com câncer, tuberculose e hanseníase”.