Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho (PR) manifestou-se e questionou o fato de que uma análise de suas contas, que ainda encontra-se na fase de relatoria já tenha sido vazada e antecipada na imprensa. As contas da gestão 2012 do ex-prefeito podem ser rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). "Tenho respeito e acredito na lisura, tanto do Tribunal de Contas do Estado, quanto na imparcialidade do Conselheiro Alberto Sevilha. Mas não deixa de ser pelo menos curiosa essa pressa em antecipar seu voto monocrático; que ainda terá que passar por duas instâncias: A Câmara e o Pleno do TCE. A quem esta matéria está servindo? Qual o propósito?", indagou Raul Filho.

Ainda sobre o parecer do relator Sevilha, o ex-prefeito Raul Filho informa que entrou com pedido de reexame de suas contas no TCE, conforme documento anexado no final desta matéria. "Esse pedido foi recebido pela Diretoria Técnica de Diligência da Corte, que acolheu todas as justificativas. Por tanto, ainda existirá toda uma tramitação do processo, sem que tenha previsão de data para envio à Câmara de Vereadores de Palmas, para julgamento. Então, as informações constantes da matéria jornalísticas soam bem estranhas", analisou.

Raul Filho explicou ainda que não tem preocupação com o julgamento das contas de sua gestão, uma vez que todos os atos administrativos foram, segundo ele,  realizados em consonância com a lei. "Acredito na Lei e em seus operadores. Fomos zelosos em nossos trabalhos. Tiramos Palmas do ostracismo e ocupamos lugar de destaque no cenário nacional, em relação à economia, educação e saúde. Isso, resultado de avaliações sérias de órgãos como o IBGE, Ministério da Saúde, MEC e Ministério do Trabalho e Emprego", desabafou.

Raul Filho avaliou ainda que, embora nem tenha sido inciado o período eleitoral, já sente um movimento para desestabilizar uma eventual disputa sua pelo Paço Municipal da capital, conforme, segundo ele, insinuou a matéria em questão divulgada na imprensa. "Ainda não estamos no período eleitoral e nem está definido se serei eu ou outro companheiro a disputar a Prefeitura de Palmas nesse próximo pleito. Mas uma coisa é certa: Não será em tribunais que essa eleição será disputada, e sim nas urnas", garantiu.

Finalizando, o ex-prefeito Raul Filho lembrou a citação do jurista e escritor Brasileiro, Rui Barbosa, que diz sobre a imprensa: “A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alveja, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça”.