Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcos Filho Mais de 200 pessoas do projeto Atletas do Futuro, deram apoio a corrida Mais de 200 pessoas do projeto Atletas do Futuro, deram apoio a corrida

Eventos esportivos fazem parte da programação de aniversário de Araguaína. Os eventos que ocorreram ontem, domingo 19, reuniram atletas e várias pessoas que prestigiaram a 3ª Corrida de Rua e Prova de Ciclismo 59 anos, durante todo o dia na Via Lago. Também aconteceram partidas de dama no Campeonato Interestadual no Ginásio do Bairro São João. Hoje, a partir das 19h30, será a final da 3ª Copa Sete Society de Futebol de Areia, no Campo Beira Cimba. 

O presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, disse que a Prefeitura apoiará cada vez mais o esporte. “Momentos como esse são muito importantes para os atletas, que acabam treinando para eventos nacionais como a Corrida de São Silvestre. Estamos preparados para que esses eventos sejam cada vez maiores e a Via Lago será cenário de grandes eventos esportivos”, anunciou.

Corrida de Rua

O vencedor na categoria Elite da Corrida de Rua, Adelson Rodrigues, de Barrão do Grajaú (MA), contou que corre a 15 anos, mas sempre é uma experiência única. “Conhecer outras cidades e interagir com muitas pessoas é muito gratificante”.

O atleta completou falando sobre o incentivo para correr. “O esporte proporciona uma vida melhor e estou orgulhoso do que faço. Este ano fui campeão da meia maratona de Caracas, na Venezuela, também no Circuito Internacional da Caixa e agora aqui”, disse.

Vencedora em terceiro lugar na categoria Elite, a Ilza Madalena é a palhacinha de Jesus. A atleta chama a atenção por onde passa, não só pela fantasia, mas pela alegria contagiante. “Já estive na Corrida de São Silvestre 16 vezes e é uma grande festa, todos ficam alegres ao me ver. Depois que quase morri uma vez afogada e fiquei próximo da morte mais duas vezes e Jesus me curou, decidi que ia levar a palavra de Deus assim, junto com o esporte”, contou.

Deram apoio na corrida os Atletas do Futuro. “São 200 pessoas, que há dois anos apoiam todas as corridas, com incentivos, distribuem água no percurso e arrecadam frutas para o final da prova”, explicou uma das fundadoras, Nilde Maria Gomes.

Prova de Ciclismo e Campeonato de Dama 

Na Prova de Ciclismo participaram iniciantes, que fizeram o percurso em 20 minutos e profissionais no motobike, com 40 minutos de prova. A premiação dos atletas foi em dinheiro, um montante de R$ 5 mil.

Quem ganhou em primeiro lugar no motobike feminino foi Nayara Góis. “Era um percurso difícil eu nem imaginava que ia vencer e consegui. Estou muito feliz, pedalo há três anos no grupo feminino Batons do Cerrado e além das disputas o que importa é a confraternização de todos”, contou a atleta.

Participaram do Campeonato Interestadual de Dama 20 pessoas. Os competidores se reuniram no Ginásio Poliesportivo do Bairro São João e os vencedores foram: Alan Machado de Estreito (MA), que ficou com a primeira colocação, Evaldino Costa, de Araguaína, em segundo, e também de Araguaína, na terceira colocação, Jessé Silva.  

Participaram do Campeonato Interestadual de Dama 20 pessoas. Os competidores se reuniram no Ginásio Poliesportivo do Bairro São João e os vencedores foram: Alan Machado de Estreito (MA), que ficou com a primeira colocação, Evaldino Costa de Araguaína, em segundo e também de Araguaína, na terceira colocação, Jessé Silva. 

3ª Copa Sete Society

Neste ano, participaram dos jogos 1.500 atletas, divididos em 80 equipes. Hoje, a partir das 19h30, a disputa do 3º lugar será entre as equipes Noroeste e 1º Real. A grande final será com Juventus e Sonhos Dourados, às 20h30.  A premiação dos ganhadores será em dinheiro, um montante de R$ 10 mil, distribuídos entre os primeiros colocados.

Os jogos da programação de aniversário foram de realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a da Associação dos Corredores de Rua de Araguaína (ACRA).