Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ricardo Khouri explica que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa

Ricardo Khouri explica que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ricardo Khouri explica que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa Ricardo Khouri explica que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa

O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e os cooperados Geraldo Cancelier e Carlos Viebrants, estiveram reunidos com o secretário estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra), Jairo Mariano, e o presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro na última segunda-feira, 10, para tratar das condições das estradas que atendem o escoamento da safra em uma das regiões que mais produz no Tocantins.

Na reunião realizada em Palmas, foi colocada a verdadeira situação de drama dos produtores caso não seja realizado um esforço conjunto para que os problemas sejam minimizados. Durante o encontro, por exemplo, foi discutida uma demanda de produtores da região de Centenário, que é a recuperação de aproximadamente 13 km de estrada. Nesse caso, foi proposto que o Estado (Ageto) entraria com o combustível e será feito esforço para que em conjunto com a prefeitura de Centenário, a questão do trecho seja resolvida.

Ainda foi definido que será acontecerá uma operação “Tapa Buracos” no trecho da TO-010 no sentido a Tocantínia, o que também deve incluir o trecho de Pedro Afonso a Santa Maria. Um trecho da BR-235 (Estrada da CBPO) até o distrito de Anajanópolis, município de Pedro Afonso, também deve passar por recuperação. A Ageto vai informar, em breve, quando  o trabalho irá acontecer.

O secretário de Infraestrutura, Jairo Mariano, disse durante o encontro, que ainda este ano será iniciada a obra no sentido de refazer todo o trecho de Pedro Afonso até Santa Maria e o asfaltamento de Santa Maria até Recursolândia. “Compreendendo a necessidade dos agricultores da região, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação, ouviu as demandas da Coapa e vamos unir forças em uma parceria para que possamos garantir melhores condições de escoamento da safra 2021/2022, pois sabemos que o desenvolvimento da agricultura e de toda a cadeia produtiva está atrelado a infraestrutura adequada e as ações de melhoria da infraestrutura tem sido uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa.”, destacou o secretário.

CBPO até a Agrovila 

Segundo a Coapa, há um compromisso da prefeitura de Pedro Afonso, assim que a chuva der uma trégua, de fazer a recuperação do trecho da CBPO até a Agrovila Bom Tempo, na altura da ponte do Gameleira. “Esperamos, sinceramente, que os governos municipal e estadual definam como prioridades as vias de escoamento para não termos problemas de inviabilizar as estradas, o que causa prejuízos aos produtores.” pontuou o presidente da Coapa, que revelou que Jairo Mariano assumiu a responsabilidade de cobrar da empresa que foi contratada a manutenção/ recuperação do trecho da CBPO.

O presidente explica ainda que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa, pois elas dão acesso a outras propriedades de pequeno, médio e grande porte. Ele ainda destacou a boa vontade dos titulares da Seinfra e da Ageto em atenderem as demandas apresentadas pela classe produtora.