Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Mais conhecido como “O Juiz da Filha Limpa”, o ex-jurista Márlon Reis lança nessa quinta-feira, 1º de setembro, sua candidatura a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O lançamento acontecerá através de Live com transmissão no YouTube, Instagram e Facebook, a partir das 20 horas.

“Vamos conversar com todos, ouvir ideias, receber sugestões e, claro, apresentar as nossas propostas”, convida Márlon Reis, destacando que o movimento também lançará a candidatura de Agnaldo Quintino para deputado estadual pelo PSB.

O evento online contará com a presença do presidente do Diretório Regional do PSB tocantinense, o ex-prefeito de Palmas e candidato a senador, Carlos Amastha (PSB).

Tiago Andrino 

Do grupo político de Carlos Amastha e Marlon Reis, o deputado federal Tiago Andrino abriu mão de sua candidatura. Por meio de sua página no Instagram, Andrino comunicou nesta terça-feira, 30, que assume a coordenação da campanha do candidato a Senador, Carlos Amastha, na cidade de Palmas e região. Também informou que reforçará dedicação e trabalho em prol da eleição do candidato a governador Ronaldo Dimas. "Assumo também a missão de fortalecer as campanhas dos nossos candidatos estaduais e federais aqui na Capital e municípios vizinhos, área em que estarei trabalhando incansavelmente", informou. 

Advogado Anticorrupção

Advogado, especialista em Direito Eleitoral e Partidário, com atuação nos Tribunais Superiores e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis afirma que a decisão da candidatura é motivada, dentre outras questões, pela proteção da Lei da Ficha Limpa e combate à corrupção, de dentro da Câmara Federal. “Ser eleito como deputado federal me permite continuar um trabalho que venho desenvolvendo há muitos anos de combate à corrupção e defesa dos direitos do povo”, explica.

A bandeira contra a corrupção de Márlon Reis, inclusive, foi temática de livro de sua autoria, a obra “O Nobre Deputado”, onde compartilha um relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira.

Márlon Reis

Nascido em Pedro Afonso-TO, Márlon Reis, 53 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1993 e, em 1997, tornou- se juiz de Direito. Ele foi o primeiro juiz brasileiro a exigir, nas últimas eleições municipais, a divulgação antecipada dos nomes dos doadores de campanha, com base na Lei de Acesso à Informação. A medida inspirou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a tornou obrigatória no País.

Em 2000 liderou em conjunto com magistrados e promotores de justiça do Sul do Maranhão, campanha contra a compra de votos e realizou grandes audiências públicas que ficaram conhecidas como "Comícios da Cidadania contra a Corrupção Eleitoral". Dois anos depois, idealizou e fundou, com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne entidades para lutar pela reforma política por um projeto de lei de iniciativa popular.

Em 2004, recebeu o mais importante prêmio da magistratura brasileira ("Innovare - O Judiciário do Século XXI"). Em 2008, auxiliou a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, onde idealizou e coordenou 1.500 audiências públicas, durante a “Campanha Eleições Limpas”. Um ano depois, foi considerado pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes e, em julho de 2012, foi o único brasileiro selecionado para representar o Brasil em um encontro mundial sobre cidadania, direitos humanos e mobilização social, no estado da Califórnia, EUA.

No mesmo ano recebeu o Prêmio UNODC, outorgado pelo Escritório da Organização das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime. Márlon já proferiu palestras no México, Malásia (Ásia), Tunísia (África) e Alemanha.