Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/Assessoria Ronaldo Dimas

Foto: Divulgação/Assessoria Ronaldo Dimas

O não comparecimento do governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa, a mais um debate político, desta vez o da TV Anhanguera/Globo, realizado na noite desta terça-feira, 27, gerou reação nos demais candidatos participantes que aproveitaram para "alertar" os eleitores tocantinenses sobre a possibilidade de voto perdido. "Quem votar no governo tampão vai perder o voto", declarou Irajá Silvestre.

O voto perdido, segundo os candidatos, é em virtude da possível cassação de Wanderlei, que deve responder nos próximos dias decisão judicial sobre contratações. Irajá aproveitou para alfinetar o governador. "Ele tem medo de quê?". O início do debate, 1° bloco, serviu de palanque para Irajá e Ronaldo Dimas "baterem" em Wanderlei. Segundo Dimas, o atual governo desrespeita o tocantinense. 

Paulo Mourão foi dos que concordou e reforçou sobre a possibilidade de "voto perdido". Mourão também criticou corrupção. "Somos vergonha nacional quando o assunto é corrupção", chegou a dizer. Karol, por sua vez, questionou Dimas sobre o que pretende fazer sobre abusos policiais no Estado, citando "chacina" em Miracema, e pediu transparência em relação aos direitos humanos no Estado. 

No debate, Abreu aproveitou para falar sobre a demora do atual governo em cumprir decisão judicial. "Está fugindo da decisão judicial", disse. Mais para frente, voltou a criticar. "Contratou 16 mil cabos eleitorais", afirmou. 

Entenda: A coligação que Irajá faz parte e da qual é candidato ao governo entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o governador Wanderlei e levanta a possibilidade de sua cassação por abuso de poder político. O Estado do Tocantins foi intimado. A coligação acusa Barbosa de realizar contratações temporárias antes das eleições (mais de 16 mil). 

No debate, Ronaldo Dimas informou que protocolou uma segunda AIJE contra o atual Governo do Estado, por contratação de influencers. 

O debate deu continuidade, com questões sobre pobreza, corrupção, dentre outros assuntos. A mediação do debate é realizada pelo jornalista Heraldo Pereira. Participam Irajá Silvestre, Karol Chaves, Paulo Mourão e Ronaldo Dimas.