Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Wanderlei Barbosa é acusado pelos adversários de abuso de poder político

Wanderlei Barbosa é acusado pelos adversários de abuso de poder político Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Wanderlei Barbosa é acusado pelos adversários de abuso de poder político Wanderlei Barbosa é acusado pelos adversários de abuso de poder político

O governador do Tocantins e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi destaque negativo nas manchetes da Veja, CNN  Brasil e Portal Metrópoles nos últimos dias. Os três veículos de comunicação, de grande abrangência nacional, noticiam que coligação “O futuro é para já”, formada pelos partidos Avante, PRTB e PSD, que tem como candidato ao Governo do Estado o senador Irajá Silvestre Filho (PSD), entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o governador e levantam a possibilidade de sua cassação por abuso de poder político.

Wanderlei Barbosa é acusado pelos adversários de abuso de poder por, supostamente, contratar mais de 16 mil servidores no período eleitoral. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada no último dia 21 e pode levar à cassação da candidatura de Wanderlei e do seu vice Laurez Moreira (PDT) caso os fatos sejam comprovados.

O também candidato ao Governo do Estado, Ronaldo Dimas (PL), é outro que vem criticando o governador e o acusa de aumentar de forma desproporcional o número de servidores contratados e comissionados. Dimas afirma que é a primeira vez, desde 2012, que o número de servidores concursados e efetivos do Estado é menor do que o de servidores não concursados. Segundo o candidato, isso gera um impacto de mais de R$ 400 milhões na folha de pagamento, elevando os gastos com pessoal em período eleitoral, o que é vedado pela legislação.

O governador Wanderlei foi acionado pela Justiça Eleitoral a dar explicações sobre as contratações no prazo de 15 dias, onde deverá apresentar a relação nominal dos contratos temporários nos meses de janeiro a julho de 2022, identificados por lotação, município e as justificativas para as contratações.

À CNN Brasil, a Coordenação Jurídica da campanha de Wanderlei Barbosa informou que: “Devido aos ataques desesperados que vêm sendo deflagrados pelos candidatos de oposição desde o início da campanha eleitoral, iniciativas absurdas como esta já eram esperadas, uma vez que os adversários não têm o que mostrar e têm como único argumento lançar mão deste tipo de ação, principalmente nesta reta final devido à possibilidade real de vitória de Wanderlei Barbosa já no primeiro turno das eleições".

Confira abaixo as matérias na integra:

CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/tre-abre-acao-contra-governador-do-tocantins-por-contratacoes-de-servidores/

Revista Veja: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/tre-to-manda-governo-justificar-contratacoes-temporarias-antes-da-eleicao/

Portal Metrópoles: https://www.metropoles.com/brasil/r-22-milhoes-tre-manda-tocantins-explicar-gastos-com-temporarios