Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Como parte das comemorações dos 200 anos do Banco do Brasil, o CCBB Itinerante traz a Palmas uma série de atrações culturais, entre elas o projeto Foto em Pauta, oficina prática e teórica de fotografia, coordenada pelo fotógrafo e professor Eugênio Sávio.

A apresentação será no dia 25 de junho, às 20h, na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com uma palestra sobre a fotografia brasileira contemporânea, aberta ao público. Nos dias 26, 27 e 28, a oficina prossegue no Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, somente para inscritos, das 19h às 22h, com aulas sobre noções históricas da fotografia, funcionamento da câmera e atividades práticas. As melhores fotos serão publicadas no site Foto em Pauta (www.fotoempauta.com.br).

O curso terá um total de 12 horas e só podem participar maiores de 16 anos portadores de câmera digital de qualquer tipo e marca. O número de vagas é limitado e as inscrições devem ser feitas pelo site (www.fotoempauta.com.br).

O CCBB Itinerante apresenta em Palmas outras atrações culturais. No segmento de literatura, o projeto Escritores Brasileiros, nos dias 24 e 25 de junho, homenageia a obra do escritor Manoel de Barros e oferece oficina de estímulo à leitura. Em cinema, na mostra Entre o Drama e a Comédia, serão exibidos filmes do americano Woody Allen e do espanhol Pedro Almodóvar, entre os dias 24 e 29 de junho (com três sessões diárias no Cine Cultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – Sala Sinhozinho).

Completam as atrações a exposição A História da Moeda, parte da coleção do Banco do Brasil, entre os dias 24 e 29 de junho, na Galeria Municipal de Artes (do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho), e o show Um Papo com Bossa, 50 Anos de Bossa Nova, no dia 26 de junho, no teatro do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Currículo do professor

Eugênio Sávio Lessa Baptista

• Jornalista pela UFMG (1987).

• Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2000).

Aperfeiçoamento:

Experiência profissional:

• Professor do Departamento de Comunicação Social da PUCMINAS desde 1988.

• Professor no 20º, 21º, 23º e 28º Festival de Inverno da UFMG.

• Fotógrafo e editor de fotografia da Revista Palavra.

• Fotógrafo colaborador das revistas Veja, Placar, Exame, Quatro Rodas e outras.

• Fez a cobertura das Copas do Mundo de Futebol em 1994 (EUA) e 1988 (França).

• Fotografa para publicações institucionais de empresas como: Banco do Brasil, Cia. Vale do Rio Doce, Telemig Celular, Votorantin, Instituto Moreira Salles e outros.

• Em 2003 planejou e executou seminário sobre fotografia que integra a programação do

Circuito Cultural Banco do Brasil, apresentado em 18 capitais brasileiras.

• Diretor Regional da ABRAFOTO – Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade no período de 2002 a 2004.

• Organiza o evento FOTO EM PAUTA desde 2004 em Belo Horizonte, com os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil