Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em razão da busca por um trânsito mais humanizado e com menor índice de ocorrências, a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), realizam parceria na execução da oficina Gestor e Adolescente: Protagonismo Juvenil na Redução dos Acidentes de Trânsito, que será iniciada no dia 23, às 8h, no Colégio Militar de Palmas (antigo CEM Palmas)

Nas oficinas, durante uma semana, dois alunos e dois funcionários administrativos de dez escolas serão os primeiros a receber capacitação para atuar em suas comunidades e escolas como protagonistas de novos projetos para o sistema de trânsito, como forma de socializar as informações obtidas no programa.

Durante os cinco dias de capacitação, os alunos e os funcionários, de escolas municipais e estaduais, terão aulas teóricas e práticas nas salas e também nas ruas da Capital. A idéia é oportunizar a observação in loco do sistema de trânsito em Palmas e a atitude dos condutores e pedestres. Nas salas, os temas serão: o trânsito e o jovem; segurança no trânsito; estatísticas de acidentes e legislação no trânsito.

O Programa é de autoria da sexóloga e enfermeira Sâmia Ponciano Gabriel Chabo, que falará sobre Protagonismo Juvenil no primeiro dia da capacitação. A ATTM participa com um agente de trânsito, que ministrará aulas sobre legislação no trânsito e segurança, e com uma arte educadora, que falará aos inscritos sobre a importância da arte educação como recurso pedagógico na transformação do comportamento humano.

“É fundamental essa questão de trabalhar com os jovens, pois na medida que tomam mais consciência eles valorizam a vida, mudam de conduta e de comportamento, multiplicando boas práticas no trânsito”, relata Cleuda Milhomem, arte educadora da ATTM.

Fonte: Ascop