Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Produtores, estudantes e demais participantes da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária estão visitando o Pavilhão da Agroindústria e conhecendo novas tecnologias para processamento e comercialização de alimentos. No espaço, estão reunidos os estandes da Ceasa – Central de Abastecimento e da Diretora de Segurança Alimentar da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, onde são expostas frutas, equipamentos de classificação vegetal e para pasteurização de leite.

O Pavilhão da Agroindústria funciona desde a abertura da Agrotins, dia 8, e segue com apresentações até sábado, dia 12. Paralelo às apresentações no Pavilhão, acontecem as palestras relacionadas com produção, processamento e comercialização de alimentos.

Na quarta-feira, 10, o coordenador da Ceasa, Jackson dos Santos, apresentou a palestra “Comercialização de Produtos da Ceasa”, onde participaram cerca de 50 produtores, sobretudo do cinturão verde de Palmas e de Porto Nacional. “O nosso intuito foi mostrar que os produtores têm a oportunidade de aumentar sua participação na comercialização de hortifrutigranjeiro da região”, afirmou Jackson.

Ainda segundo Santos, o Tocantins compra semanalmente cerca de R$ 700 mil na Ceasa de Goiânia, em sua grande maioria, alimentos que podem ser produzidos no Estado. “É possível produzirmos determinadas culturas, como a melancia, durante todo o ano, com tecnologias de irrigação”, acrescentou.

Também foram apresentadas palestras sobre “Fitoterápicos e Óleos Essenciais”, pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Osmar Alves Lameira e “Implantação dos Serviços de Inspeção nos municípios”, pelo médico veterinário da Seagro, Dilmas Lima.

No Pavilhão da Agroindústria, técnicos da Seagro também apresentam informações sobre a implantação do serviço de inspeção - essencial para garantir a qualidade dos produtos de comercialização local - que não necessitam do selo de inspeção estadual. Atualmente, apenas 11 dos 139 municípios do Tocantins possuem o selo.

Agrotins

A maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia é realizada todos os anos pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, com objetivo de desenvolver o agronegócio regional. (Ascom Seagro)