Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vai continuar disponibilizando doses da vacina contra a gripe influenza, nas Unidades de Saúde da Família, apesar do término oficial da campanha.

De acordo com o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, idosos, com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos e gestantes de qualquer faixa etária podem ainda tomar a vacina. “Vamos continuar lutando, não só para atingir nossa meta que é de 80%, mas, para superá-la. Por isso pedimos a população que atenda ao nosso chamamento e procure uma de nossas unidades”, frisa o secretário.

GRUPO

POPULAÇÃO

VACINADOS

COBERTURA

CRIANÇAS

6.521

4.978

76,34%

IDOSOS

9.978

7.612

76,29%

GESTANTES

3.260

1.942

59,57%

PROFISSIONAIS SAÚDE

2.452

2.679

109,26%

TOTAL

22.211

17.195

77,42

Fonte: Semus

A gripe é infecção

Segundo Juliana Araújo de Souza, coordenadora Municipal de Imunização, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. “Apesar da maioria das pessoas infectadas se recuperarem dentro de uma a duas semanas, em crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonias e até à morte” - alerta a coordenadora.

Transmissão

A gripe influenza é de elevada transmissibilidade, ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, contaminadas por secreções respiratórias.

“Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e dor de cabeça”, explica Juliana Araújo.