Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos (PSDB) visitou no final da tarde desta quarta, 1º, as obras do complexo industrial do projeto Itafós Arraias SSP, da MbAC Fertilizantes. Segundo a empresa, o empreendimento encontra-se na última etapa antes do início das operações, previsto ainda para este semestre. O diretor de construção da mineradora, João Lucas, informa que "há 13 mil toneladas de equipamentos e materiais no terreno. Temos um fábrica inteira no chão, que ergueremos até 30 de novembro", enfatiza.

Siqueira Campos, em companhia do presidente da empresa, Roberto Busato, e os secretários da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, e da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, conferiu o andamento das obras, foi até o mirante existente no local e falou para os funcionários da empresa. Para o governador, a MbAC Fertilizantes é uma empresa moderna, que tem visão de  conjunto e se preocupa com o desenvolvimento sustentável. “Faz parte de uma nova elite dirigente, que sabe que o bom negócio é aquele que é bom para os dois lados. Não é somente a questão da geração de emprego, que é um bom resultado de novos empreendimentos, mas que é bom para a empresa e para o povo", disse Siqueira Campos.

O presidente da MbAC Fertilizantes no Brasil, Roberto Busato, esclareceu que um dos maiores compromissos sociais da empresa está na qualificação de pessoal. Segundo ele, já foram qualificadas mais de 300 pessoas no centro de qualificação instalado em Arraias. "Outro compromisso", afirma Busato, "é com o desenvolvimento sustentável. Estamos construindo duas barragens, a custo de mais de 20 milhões de reais, que vão perenizar o Rio Bezerra, beneficiando não somente a Itafós, mas toda a região".

Projeto Itafós

A instalação da MbAC Fertilizantes em Arraias representa um investimento de 424 milhões de reais, valor que pode chegar a 800 milhões até 2015. A partir do próximo ano estima-se a produção de 100 mil toneladas por ano de fosfato natural reativo e 500 mil toneladas de superfosfato simples (SSP). O empreendimento gera mais de mil empregos na obra, podendo dobrar em dois meses. Mais informações sobre a MbAC Fertilizantes podem ser obtidas no site http://www.mbacfert.com (com informações da assessoria de imprensa da empresa).