Saúde

Foto: Valério Zelaya

Visando mais conforto com uma estrutura adequada para o atendimento do Programa Saúde da Família para população da Quadra 406 Norte e região que utiliza o serviço público de saúde, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde da última quinta-feira, 13, o novo prédio da Unidade de Saúde da Família. 

De acordo com a Diretoria da Atenção Básica, com a inauguração do novo prédio será realizada a transferência da Unidade que funciona na Quadra 404 Norte para o local. Com a nova unidade haverá ampliação para duas equipes completas do PSF, além da redivisão da área de abrangência. 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Borges da Silveira, a inauguração dessa unidade de saúde vem colaborar com a proposta de prioridade de desenvolvimento da saúde na gestão Amastha. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, esta obra vai contribuir para a realização do trabalho de prevenção. “O SUS tem que ser de executado de primeira qualidade nas nossas unidades, e estamos focados na realização do trabalho preventivo”, destacou o secretário. 

O prefeito Carlos Amastha destacou que além de instalar bons equipamentos é importante a contratação de mão de obra qualificada para gerir a estrutura da unidade de saúde. “Vamos instalar a estrutura e contratar pessoal”, afirmou o gestor. 

Estrutura

A nova sede tem salas exclusivas para reidratação oral, três consultórios médicos, três consultórios odontológicos individualizados, três consultórios de enfermagem e sala para pequenos procedimentos. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto da unidade, Alexandre Paixão, as instalações foram pensadas para garantir acessibilidade e segurança, desde a escolha de revestimentos que permitem completa higienização. "São detalhes importantes para a prevenção de infecções hospitalares”, esclareceu.

Entre os serviços oferecidos estão: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, vacinação, pré-natal, consultas dos programas de saúde do homem, de saúde da criança, de saúde do adolescente, de saúde do idoso, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, exames preventivos de câncer do colo de útero, entre outros.