Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Estande do Tocantins recebe visitantes durante a Abav 2013

Estande do Tocantins recebe visitantes durante a Abav 2013 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estande do Tocantins recebe visitantes durante a Abav 2013 Estande do Tocantins recebe visitantes durante a Abav 2013

As belezas naturais do Tocantins com seus roteiros turísticos e a possibilidade de investimentos foram temas em destaque durante as rodadas de negócios nacionais e internacionais que foram realizadas na 41ª Abav – Feira de Turismo das Américas entre os dias 04 a 08 de setembro, em São Paulo-SP.

A Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins juntamente com um grupo de cinco empresários do Estado das empresas Korubo Expedições, Livre Expedições, 40 Graus no Cerrado, Rota da Iguana e Nova Ventura participaram da feira. Três empreendedores tocantinenses estavam presentes nas rodadas de negócios.

A diretora administrativa da empresa Rota da Iguana, Rita Turcato, classifica a participação na feira como muito boa e destaca que fez excelentes conatos nas rodadas de negócios nacionais e internacionais. “Optamos por participar das rodadas e deu muito certo, pois consegui realizar 18 bons contatos com empresas nacionais e internacionais e agora estamos na expectativa de concluir a parceria que começamos na Abav”, explica a empresária.

A empresa trabalhou os roteiros do Jalapão, Serras Gerais e região Amazônica e ainda de acordo com Rita o apoio da Adtur na participação das rodadas, com base no estande foi fundamental para suporte durante a feira. “A localização do estande do Tocantins foi fundamental para atrair o trade turístico e o público que pode conhecer o potencial que temos no Tocantins”, conclui a diretora.

Durante a feira, colaboradores da Adtur aplicaram um questionário que tem como objetivo descobrir qual o nível de informação que o público tem sobre o Estado. Cerca de 80 empresas participaram da pesquisa e o resultado desta pesquisa deve ser divulgado ainda este mês.

Para a diretora de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Kleryanne Aguiar, a feira é a oportunidade de fechar negócios já que é direcionada a empresários não somente de agências, mas, também de hotelaria. “São nestas feiras que podemos fechar negócios, divulgar nossos roteiros, e conquistar espaço no mercado de turismo, que cresce muito a cada ano”, destaca a diretora, que avalia como positiva a presença do Tocantins na feira.

CDE apoia caravana do Tocantins

A comitiva do Tocantins teve apoio de R$ 200 mil para participar do evento. O CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado liberou recursos de R$ 100 mil sendo que o Sebrae – Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins entrou com o restante. A Prefeitura de Palmas também foi parceira na participação no evento.

O presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, Paulo Massuia, ressalta que a participação do Tocantins em mais uma Abav demonstra a intenção do Governo do Estado em investir e incentivar cada vez mais o turismo no Tocantins. “Temos todo o potencial para atrair turistas e negócios neste segmento e é em eventos como este que podemos promover nossos roteiros e atrair investidores”, explica. 

A Abav 2013 registrou a participação, nos cinco dias de evento, de cerca de 52 mil pessoas  e 2.613 expositores.