Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 10 de julho será comemorado o Dia da Saúde Ocular, data que ajuda a reforçar a importância dos cuidados com os olhos. A visão é um dos sentidos mais importantes e é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo e pelo processamento de 36.000 informações por hora. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 39 milhões de pessoas no mundo não enxergam e 246 milhões têm deficiência visual moderada ou grave, por isso os cuidados da saúde ocular, bem como a prevenção são fundamentais, uma vez que 80% dos casos podem ser prevenidos ou tratados.

“A grande maioria das doenças oculares são pouco perceptíveis em seus estados iniciais, mas se forem diagnosticada precocemente o tratamento evita a perda visual”, alerta o oftalmologista Juliano Perfeito, da Clínica de Olhos Yano, em Palmas. Segundo o oftalmologista, cuidar da saúde ocular é um hábito que deve se iniciado cedo. “O grande problema é que as pessoas só vão ao médico quando apresentam algum sintoma”, completa.

O exame ocular é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças. De acordo com a OMS a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo). “O que muitos pessoas não se dão conta é que a prevenção é o meio mais fácil e econômico de  cuidar da saúde, por isso, aproveitamos o Dia da Saúde Ocular para reforçar a importância das pessoas se darem conta do quanto os olhos necessitam de atenção”, finaliza Susan Yano, oftalmologista da Clínica de Olhos Yano.