Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Durante quase uma hora, Irineu de Palmira apresentou uma verdadeira viagem pela história musical brasileira

Durante quase uma hora, Irineu de Palmira apresentou uma verdadeira viagem pela história musical brasileira Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades Durante quase uma hora, Irineu de Palmira apresentou uma verdadeira viagem pela história musical brasileira Durante quase uma hora, Irineu de Palmira apresentou uma verdadeira viagem pela história musical brasileira

Desde os tempos de grandes compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi e Cartola, até os dias de hoje, com novos talentos da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Irineu de Palmira percorreu o cenário político-econômico em que o País vivia durante o período de produção de suas obras, na palestra show “Quando o tempo é arte”, realizada no Auditório Tião Pinheiro nessa quinta-feira, 24, durante o Salão do Livro 2015.

Alternando história com músicas de alta qualidade, Irineu de Palmira apresentou ao público o músico Johnny Alf, um dos criadores da Bossa Nova, considerada por muitos o Jazz brasileiro. Durante cerca de uma hora, a plateia experimentou uma verdadeira viagem pela música popular brasileira. Ele passou, ainda, pela presença marcante de Nara Leão, promovendo o encontro entre morro e asfalto por meio da música.  

A partir do contexto histórico em que os movimentos musicais floresceram é possível determinar o momento político-social em que o Brasil se encontrava. Esta junção entre música e sociedade permeou toda a apresentação de Irineu de Palmira.  “Pude perceber que os jovens não conheciam a história da Música Brasileira. O Objetivo da palestra é ser uma espécie de guia para os professores responsáveis pelo ensino da música nas escolas, para que eles possam contextualizar melhor as composições que ensinam” disse.

Presente na palestra show, o professor e escritor Osmar Casagrande ressaltou a importância de se entender o período e a realidade experimentada pelos artistas à época de suas composições. “Quando temos uma apresentação artística cultural, se nós a contextualizarmos, as crianças podem entender o que aconteceu no período que suscitou a manifestação daquele movimento, que verdadeiramente influenciou na formação do povo brasileiro” disse.