Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governador Siqueira Campos e o secretário da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, juntamente com o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, assinam neste sábado, 25, às 10h, na Escola Estadual Trajano Coelho Neto, em Paraíso, contrato para início das obras no Parque Industrial Álvaro Moreira Milhomem, no setor Nova Esperança. As obras serão de terraplenagem, pavimentação asfáltica e construção de rede de distribuição de energia elétrica no distrito, os trabalhos começam nos próximos dias.

 Serão construídos 48.562 mil m² de asfalto, com ampliação da rede elétrica e iluminação no local. O valor da obra é de R$ 1 milhão e 562 mil. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado, órgão ligado à Sedecti. 

 O lançamento das obras deste distrito faz parte do projeto do Governo do Estado voltado para a industrialização do Tocantins, destaca o titular da Sedecti, Paulo Massuia. “Estas ações são direcionadas à industrialização do Estado, pois conseguiremos, através de indústrias instaladas nos distritos industriais, aumentar a arrecadação de impostos, criar novas vagas de empregos e geração de riquezas, com investimentos em todas as áreas, promovendo assim o desenvolvimento econômico, social e sustentável de forma equilibrada”, destaca.

 O gerente de uma empresa atacadista instalada no Distrito Industrial de Paraíso, desde o ano de 2007, comemora o início das obras. “O asfalto e a iluminação trazem valorização e segurança, além da comodidade para o cliente que não precisa enfrentar a lama e a poeira”, diz Cláudio Gomes, que gerencia cerca de 50 funcionários que trabalham na empresa. “Hoje, com a infraestrutura no local, a expectativa do grupo que trabalho e que possui outra empresa no distrito, é crescer com a possibilidade de novos negócios e consequentemente novos empregos”, diz Gomes.

 Parque industrial

 O Parque Industrial Álvaro Moreira Milhomem foi instalado em Paraíso em dezembro de 2005. A área é de 213 mil metros quadrados e possui 103 lotes, com 26 empresas instaladas e funcionando e outras 18 em processo de instalação. São cerca de 500 empregos diretos e indiretos gerados pelas empresas instaladas no local.   

 A obra será executada pela empresa Eletro Hidro, que venceu a licitação ocorrida em 2012 e será fiscalizada pela Agetrans – Agência de Máquinas e Transportes do Estado.

Distritos Industriais no Estado

O Estado possui 12 distritos industriais, sendo 01 em Araguaína, 01 na cidade de Colinas, 01 em Gurupi, 05 em Palmas, 02 em Paraíso, 01 em Porto Nacional, e 01 na cidade de Praia Norte, que faz parte do projeto do Ecoporto Praia Norte. (Ascom Sedecti)