Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Paulo Lourenço Dias/UFT

Foto: Paulo Lourenço Dias/UFT

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, nesta segunda-feira, 19 de janeiro, a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. 

Os resultados apresentados referem-se aos 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025. Desses, 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as instituições públicas federais e as instituições privadas. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais. 

Os resultados individuais dos participantes do Enamed foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025. Os candidatos são classificados conforme os critérios adicionais estabelecidos no edital do Exame Nacional de Residência (Enare). A nota final será divulgada em 21 de janeiro de 2026.

De acordo com a análise, dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.

No Tocantins, as universidades públicas obtiveram destaque positivo: 

*Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – conceito 4

*Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – conceito 4

*AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Palmas (particular) – conceito 3

Logo abaixo os resultados mais negativos do Estado:

*Afya Faculdade de Porto Nacional – conceito 2

*Afya Centro Universitário de Araguaína – conceito 2

*Universidade de Gurupi (UnirG) – conceito 2

UnirG se posiciona 

Por meio de nota oficial, a Unirg declarou que o resultado negativo obtido trata-se de um instrumento avaliativo inaugural, cujo desenho metodológico e indicadores passam por processos de validação, consolidação e amadurecimento no âmbito do sistema educacional.

Confira a nota da Unirg na íntegra:

Nota Oficial - Unirg 

A Universidade de Gurupi – UnirG reforça que o resultado obtido pela Instituição, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Área Médica (Enamed), correspondente ao Conceito 2, trata-se de um instrumento avaliativo inaugural, cujo desenho metodológico e indicadores passam por processos de validação, consolidação e amadurecimento no âmbito do sistema educacional.

A UnirG reconhece o referencial que constitui o Enamed e assegura que já se encontra em processo de qualificação metodológica, com foco na atualização de estratégias de ensino-aprendizagem, que dialoguem de forma mais direta com o modelo adotado pelo Exame.

O objetivo da UnirG é utilizar os dados produzidos pelo Enamed como ferramenta de aprimoramento contínuo, respeitando-se a autonomia universitária e o projeto pedagógico do curso.

A Universidade de Gurupi reafirma o compromisso pela busca da qualidade de excelência do ensino e continua contribuindo e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.