Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mulheres em idade ativa residentes na Região Sul de Palmas terão acesso a um mutirão de consultas e exames de prevenção a partir desta segunda-feira, 03 de junho, às 8 horas, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Milhomem, no Jardim Aureny III.

O mutirão será realizado por médicos, enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) na Carreta da Saúde, trazida a Palmas através de parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau). Devem ser realizados diariamente 75 exames por dia.

Exames

Exames de mamografia serão feitos em mulheres da faixa etária priorizada pelo Ministério da Saúde, entre 45 e 69 anos. Exames preventivos do câncer de colo de útero serão realizados em mulheres entre 25 e 64 anos, enquanto as ultrassonografias serão realizadas mediante indicação médica após avaliação clínica da paciente.

Segundo o diretor de Atenção à Saúde da Semus, Alessandro Pantoja, a expectativa é realizar mais de 350 atendimentos entre os dias 3 e 7 de junho,  incluindo exames de prevenção ao câncer de colo de útero, mamografias e ultrassonografias.

O secretário municipal da Saúde, Walter Balestra, disse que é muito importante que as mulheres possam diagnosticar a possível presença de um câncer em estágio inicial "para que ela seja tratada o quanto antes e garantida a cura da mulher", diz o secretario.

Atendimento

Para evitar filas de espera, todos os atendimentos serão previamente agendados pelos agentes comunitários de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF) Laurides Milhomem (Aureny III), Aureny I (Aurenys I e IV), Lago Sul (Lago Sul, Aurenys II e III, Jardim Janaína e chácaras) e Liberdade (Aureny III, Vila do Sol, União Sul e chácaras). Posteriormente, serão agendados mutirões em outras regiões da cidade.

Para agilizar o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais, CPF e identidade, cartão de vacinas e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para realizar o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, que também é oferecido na rotina de atendimento das unidades de saúde, a mulher não pode estar no período menstrual e não deve ter tido relação sexual nos últimos quatro dias antes do exame. (Atualizada às 09h31 do dia 03/06/2013)