Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A população da zona rural de Palmas começa a receber, nesta segunda, 25, atendimento na área de oftalmologia. Em reunião, na última quinta-feira, 21, o Secretário da Saúde, Nicolau Esteves, apresentou o cronograma de ações aos presidentes de Associações Rurais da Capital. 

As consultas oftalmológicas fazem parte de um projeto piloto que  tem por objetivo ofertar atendimento médico especializado nas próprias comunidades. O projeto piloto será realizado de 25 de novembro a 13 de dezembro, na especialidade de oftalmologia. Serão realizadas consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio, entre outros procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, explica que a oftalmologia foi a especialidade escolhida para iniciar a campanha devido à grande quantidade de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos pendentes na rede pública de saúde. 

Os atendimentos serão feitos por duas clínicas credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde – Clínica de Olhos Yano e Instituto Oftalmológico do Tocantins – que integram a rede pública. “Vamos levar recursos tecnológicos e profissionais especializados às comunidades rurais, propiciando às pessoas um acesso mais fácil e rápido aos serviços ofertados no âmbito do SUS”, afirma o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves.

A expectativa é de que até 500 pessoas sejam atendidas no mutirão de oftalmologia, que acontecerá em datas distintas nas localidades de Santa Fé, Taquaruçu Grande, Sargento Valter, Coqueirinho, Santa Terezinha, Jaú, Vão do Lajeado e São João. Para os atendimentos, serão utilizados veículos adaptados ou espaços cedidos pela comunidade.

Cronograma

25/11 - Setor Santa Fé Rural;

02/12 - Taquaruçu Grande;

04/12 - Comunidade Entre Rios;

05/12 - Sargento Valter;

06/12- Santa Terezinha;

07/12- Jaú

09/12 - Coqueirinho;

11/12 - Buritirana;

12/12- Vão do Lajeado;

13/12 - São João.