Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

considerando que a compra, a venda, a criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável.

Apesar dos esforços das autoridades no combate e repressão a esse crime, calcula-se em cerca de 10 bilhões de dólares o montante de dinheiro movimentado por ano em todo o mundo com comércio ilegal de animais.

No Brasil constatou-se que existe um grande comércio interno de animais que, por sua vez, dá suporte aos traficantes do exterior, onde os animais silvestres brasileiros são comercializados a preços elevadíssimos, aumentando a cobiça desses criminosos da fauna brasileira. Aves como papagaios, araras, periquitos e tucanos, bem como tartarugas são os mais visados pelos traficantes.

Muita gente não sabe, mas criar animais silvestres pode ser perigoso. Existe o risco de ataques e transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas. É comum não levar esses perigos em conta na hora de se optar em ter um animal silvestre em casa. Além disso, tirar esses animais de seu habitat natural é contribuir para a sua extinção.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conta com um número de telefone especialmente para receber denúncias. É o 0800-61 8080. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone público.

(Zacarias Martins)