Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 O esquema de segurança nas eleições 2008 no estado do Tocantins já está definido pela Polícia Militar. Nesta quarta-feira, 1ª de outubro, a partir das 8h30 terá uma reunião dos Comandos do Policiamento na Capital e do Interior, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral (QCG), com os policiais que irão reforçar o policiamento nos demais municípios do interior.

Nos 139 municípios do Estado será empregado todo o efetivo da PM, com mais de 4.3 mil policiais. Da Capital foram remanejados 417 policiais para reforçar o policiamento no interior. Os policiais de reforço trabalham no administrativo do QCG, Cipama, APMT - Academia de Polícia Militar Tiradentes, 1º BPM, Sistema Integrado de Operações (Siop) e Comando de Policiamento do Interior (CPI). Estes policiais foram escalados para as 13 Unidades Operacionais, e distribuídos para os municípios de acordo com a necessidade de cada região. A média para cada local de votação é de dois a três militares.

No último dia 17, o Comando Geral da PM se reuniu com os comandantes de Unidades e chefes de seções do Estado Maior para repassar o planejamento do policiamento nestas eleições. Na ocasião, os comandantes observaram os pontos específicos onde serão responsáveis por coordenar diretamente as atividades locais, e ficou a cargo destes comandantes a recolocação dos seus efetivos. Na coordenação geral da operação estão os comandantes do CPC, coronel Albuquerque e o do CPI, coronel Pires.

De acordo com as recomendações do Comando, e procurando atender as necessidades da justiça eleitoral de modo isento, para que se tenha um pleito tranqüilo e democrático, os policiais estarão atentos às transgressões da Legislação eleitoral, e como agentes da autoridade têm o dever de agir em situações de flagrante, e se por ventura ocorrer algum delito o autor será detido.

Durante a operação os policiais irão observar todos os tipos de violação da legislação eleitoral, sejam praticadas por candidatos ou cabos eleitorais; Aliciamento de eleitores; Ações de indivíduos contrários ao regime democrático; Perturbação da ordem pública em geral; Pessoas sob efeito de substâncias entorpecentes; Ação de delinqüentes comuns; Furtos em residências em razão da ausência dos moradores; Pessoas armadas ilegalmente e Comercialização de substâncias etílicas proibidas durante a votação.

A saída dos policiais para os municípios mais distantes como Tocantinópolis, Araguatins e Arraias será a partir desta quarta-feira, 2.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Polícia Militar