Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que a Usina Hidrelétrica de Estreito, com área de abrangência na divisa do Tocantins com o Maranhão, entrará em operação em setembro de 2010. O cronograma inicial de conclusão das obras foi afetado por questões levantadas pelos ambientalistas, no entanto, parece que os questionamentos já foram resolvidos. Atualmente, a UHE Estreito já está com mais de 30% de suas obras concluídas.

Ainda de acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá fazer uma visita à usina em breve, devido as obras da usina fazerem parte do PAC. A Hidrelétrica de Estreito está orçada em R$ 3,6 bilhões.

“O maior benefício de um investimento desse porte e com essas características é a geração maciça de empregos, provocando uma verdadeira revolução econômica e social na região” avaliou Lobão. Ele comemora o fato de as obras da usina gerarem aproximadamente 5.500 empregos diretos e 18 mil indiretos em toda a região.

O Ministério de Minas e Energia vai possibilitar a construção de outras usinas hidrelétricas nos dois estados, cinco no Maranhão, todas de pequeno porte, às margens do Rio Parnaíba, na divisa do Piauí.

Ainda de acordo com o ministro, a Eletronorte realiza estudos com a Camargo Correa e a Alcoa para viabilizar uma hidrelétrica de 1.300 MW em Serra Quebrada, também na divisa do Tocantins com o Maranhão.

Da redação com informações Imirante e O Estado do Maranhão