Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A governadora do Pará Ana Júlia Carepa afirmou ao participar nesta quarta-feira, 20, das comemorações do 20º aniversário de Palmas, capital do Tocantins, que é de interesse do Estado do Pará estreitar relações com o município, visando a cooperação mútua de projetos que possam ter impactos em municípios paraenses ou na capital tocantinense.

Segundo a governadora, Palmas é cidade irmã do Pará e foi construída com a ajuda de muitos paraenses, hoje enraizados na cidade, “por isso é de nosso interesse estreitar laços de amizade e cooperação que possam valorizar ainda mais a gestão do prefeito Raul Filho", disse.

Ana Júlia Carepa foi recebida pelo prefeito Raul Filho e sua esposa, a deputada estadual Solange Duailibi, e pelos prefeitos do PT no Tocantins - José Santana (Colinas), Salomão Jacobina (Dianópolis), Julio César Ramos (Guaraí) e José Rodrigues (Aliança do Tocantins), além do secretariado municipal e populares. Ela estava acompanhada dos prefeitos Davi Passos (Xinguara) e Álvaro Xavier (Conceição do Araguaia), e da secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa.

Paraenses acertaram escolha

Durante a visita da governador a Palmas o secretário Municipal de Orçamento Participativo da capital do Tocantins, Donizeti Nogueira, também presidente do diretório Regional do PT, foi solidário à governadora e disse que todos conhecem as dificuldades e o tamanho dos problemas do Pará, mas que os paraenses acertaram ao escolher Ana Júlia governadora. "A governadora faz a política do diálogo, o que tem incomodado muita gente, especialmente aqueles que estavam acostumados com a chibata, a tratar os problemas com violência. Agora, o Pará é governado por uma mulher íntegra, defensora da vida", ressaltou.

A trajetória política da governadora também foi enaltecida pelo presidente da Câmara, Wanderly Barbosa, filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa Sales.

Palestra

Convidada para falar sobre a sustentabilidade da Amazônia, em palestra realizada no auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice Teixeira de Mello, Ana Júlia Carepa discorreu sobre a necessidade de promover a regularização fundiária e ambiental, para combater a pobreza e a miséria.

Segundo ela, o Pará entendeu que esse é o caminho do desenvolvimento, tanto que todos os projetos do seu governo têm enfoque econômico, a exemplo do programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia, que pretende restaurar uma área degradada de um milhão de hectares com espécies nativas até 2013. "Mais que plantar mudas de árvores, estamos promovendo uma mudança de cultura", enfatizou.

Para a governadora, o pior dos mundos é aquele que não tem nenhum tipo de regulação. "É esse modelo que faz a sorte dos grileiros e daqueles que querem saquear a floresta", acrescentou.

Solidariedade

A governadora agradeceu a solidariedade dos tocantinenses, diante da "tentativa extemporânea de pessoas que querem desqualificar o debate, pois acham que o mundo não mudou e que pobre deve ser tratado no chicote, pois estão acostumados com governos que promovem massacre contra o povo". A governadora acrescentou que o melhor a fazer "é cuidar das pessoas e criar condições para que elas possam viver com dignidade".

Acompanhada dos prefeitos e comitiva, a governadora visitou as instalações das escola de tempo integral, uma unidade do centro de educação infantil e um conjunto habitacional, que possui 660 unidades. No final do dia ela assistiu a um desfile cívico, promovido pelo município.

Da redação com informações Agência Pará