Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito Raul Filho (PT) anunciou na tarde de ontem, quinta-feira, 28, o reajuste referente à data-base de 2009 do funcionalismo municipal, que corresponde à reposição da inflação dos últimos 12 meses, calculada a partir do Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA). A reposição passa a vigorar a partir do salário do mês de maio.

Também foi anunciado pelo prefeito, o pagamento das progressões horizontais e verticais dos servidores efetivos, conforme prevê os Planos de Cargos Carreiras e Salários do Município, instituídos pela administração atual. “Em nossa gestão é prioridade investir na qualificação, reconhecimento de direitos e resgate da auto-estima do servidor público municipal”, ponderou Raul Filho.

O secretário de Planejamento e Gestão, Tadeu Zerbini, explicou que o reajuste só foi anunciado agora em função da crise financeira internacional e também em função da diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para Palmas. “Mas respeitar os direitos dos servidores e manter os compromissos salariais é prioridade para o prefeito Raul Filho”, assegurou Zerbini.

Negociação

As negociações entre os sindicatos representantes das diversas categorias de servidores e o secretário de Administração iniciaram em janeiro deste ano. Na primeira reunião ocorrida em 27 de janeiro, os sindicatos apresentaram um documento único com pauta contendo várias reivindicações que beneficiarão os servidores de todas as categorias representadas. Entre os pontos reivindicados contavam os pagamento de perdas salariais, revisão do PCCV, pagamento de adicionais como insalubridade, periculosidade e progressões previstas no Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Para o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos (Sindifato), Renato Melo, essa postura das partes demonstra um amadurecimento em negociar as relações de trabalho. “O simples fato de um diálogo entre as partes e a intenção de buscar soluções já é, por sim só, um ganho para os servidores”, afirma.

Participaram das negociações o Sindifato, Sindicatos dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, dos Servidores Municipais de Palmas, dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins, dos Agentes Comunitários de Saúde e Guardas de Endemias, dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, da Guarda Metropolitana.

Da redação com informações Ascop e assessoria do Sindifato

Atualizada às 17h15