Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os produtores que ainda não imunizaram seus animais contra a febre aftosa devem se apressar para comprar as vacinas. A primeira etapa da campanha de imunização deste ano termina neste sábado, dia 30. Todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) devem ser vacinados, independente da idade. Quem descumprir a obrigatoriedade ficará passível de multa no valor de R$ 5,32 por cabeça não vacinada.

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camêlo, lembra aos produtores que o prazo precisa ser cumprido corretamente já que não foi autorizada a prorrogação da campanha pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Desde 2007, a decisão de prorrogar fica sob a responsabilidade do Mapa. Este ano recebemos a solicitação da Faet – Federação da Agricultura, produzimos um parecer e encaminhamos ao Ministério, mas os técnicos não autorizaram”, explica o presidente, sobre o pedido de prorrogação realizado por causa da incidência de chuvas.

Depois de vacinar os animais, os produtores devem se dirigir ao escritório da Adapec onde sua ficha cadastral é movimentada e confirmar a vacinação. O bovinocultor deve apresentar a nota fiscal das vacinas e a carta aviso dos animais. Quem não comprovar a imunização, será multado no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha bloqueada.

São liberados da imunização os animais que serão abatidos em até 60 dias após o fim da campanha, ou seja, até dia 29 de julho. Neste caso, os produtores devem assinar um termo de compromisso na Adapec com a data estabelecida para o abate.

A expectativa da Adapec é que sejam mantidos os excelentes índices de cobertura vacinal no Tocantins. “Na última campanha contra a febre aftosa, realizada em novembro, alcançamos 99,17% e queremos contar com o produtor novamente para garantir um percentual tão bom quanto este”, pontua Camêlo.

Dados

Em novembro, foram registrados 7.344.864 bovídeos existentes no Tocantins. Destes, 7.283.927 cabeças de bovídeos foram imunizadas, o que significa uma cobertura vacinal de 99,17%.

Fonte: Ascom Adapec