Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Governador Carlos Gaguim e Ciro Gomes - foto Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Benhur de Souza

Durante o ato de filiações do PSB realizado no auditório da OAB nesta segunda-feira, 21, o governador interino Carlos Henrique Gaguim (PMDB), convidado de honra, disse que apoiará a candidatura de Ciro Gomes à presidência, assim como já fez quando ainda compunha os quadros do PTB e Ciro foi candidato pelo PPS. Gaguim afirmou que ocorrendo a homologação da candidatura de Ciro, ele vai trabalhar pelo socialista não só no Tocantins, mas no Brasil.

Durante sua fala, Carlos Gaguim voltou a mandar recado para os setores políticos do Estado que fazem oposição ao governo Lula. Segundo ele, não vai aceitar no seu governo, deputado que mesmo sabendo o quanto o presidente tem feito pelo Estado “fica falando mal lá fora”.

Carlos Gaguim ainda afirmou que ficou muito contente quando Ciro foi nomeado ministro do primeiro governo do presidente Lula. Um dos presidentes mais discriminados do país, segundo ele, por ser “analfabeto” e das classes populares.

Durante seu pronunciamento o governador interino também comentou sobre as palavras de ordem da juventude socialista em defesa da candidatura do deputado federal Laurez Moreira ao governo. “Bloco de esquerda deliberou, Laurez Moreira governador”, entoavam. Carlos Gaguim indagou “porque não o PSB ter candidato ao governo do Estado?”, segundo ele as portas do Palácio Araguaia estarão sempre abertas e Moreira pode contar com seu apoio.

As declarações do peemedebista causaram reação de surpresa nos correligionários Leomar Quintanilha - senador licenciado e atual secretário de Estado da Educação - e no deputado federal Moisés Avelino, que ocupavam a mesa de honra. Carlos Gaguim encerrou seu pronunciamento se colocando como candidato a um ministério no próximo governo federal, fato que também gerou frisson e muitos risos.

Filiações

Segundo o deputado federal e presidente regional do PSB no Tocantins, Laurez Moreira, o partido passou a contar a partir desta segunda-feira, no Estado, com mais 200 filiados.

Falou em nome dos novos membros o ex-secretário de segurança pública do governo Marcelo Miranda (PMDB), Herbert Brito Barros, que deixou o PPS para se filiar ao partido de Ciro Gomes. Herbert Brito hipotecou apoio à candidatura de Ciro à presidência e disse que o presidente Lula plantou os pilares para o resgate da diminuição das desigualdades sociais.

Estavam presentes ao evento várias lideranças políticas, entre elas prefeitos e vereadores de diversas cidades do interior, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Júnior Coimbra (PMDB); governador Interino, Carlos Gaguim (PMDB); senador licenciado e atual secretário de Estado da Educação, Leomar Quintanilha (PMDB); deputada federal Nilmar Ruiz (DEM); deputado federal Moisés Avelino (PMDB); deputada estadual e líder do governo, Josi Nunes (PMDB); presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Wanderlei Barbosa (PSB); presidente regional do PT, Donizeti Nogueira.

Compareceram também os deputados federais de outros estados: Abelardo Camarinha (PSB/SP), Capitão Assunção (PSB/ES), Janete Capibaribe (PSB/AP), Marcondes Gabelha (PSB/PB) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF).

União da esquerda

Ciro Gomes pregou em seu pronunciamento a união dos partidos de esquerda e desafiou as forças liberais do país. Segundo ele, existe um grande esforço da mídia para que a população não perceba as melhoras produzidas pelo governo Lula.

O presidenciável criticou o neoliberalismo, segundo ele o que estabilizou a economia brasileira não foram as políticas neoliberais. Ciro afirmou que, a persistir o atual padrão de consumismo global, a sociedade vai “explodir em violência e segregação”. Para ele o caminho é o humanismo e o que gera a violência não é a pobreza, mas o padrão desenfreado de consumo.

PSB Metropolitano

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero foi eleito durante o evento o novo presidente metropolitano do PSB.

(Umberto Salvador Coelho)