Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ana Lúcia Costa

Buscar junto à comunidade, alternativas para combater o tráfico de capim dourado na região do Jalapão, foi esse o foco do encontro que aconteceu no último sábado, 17, no Centro de Atendimento ao Turista, em Mateiros. Participou da reunião o presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar, técnicos do Parque Estadual do Jalapão e da sede, membros da AJACA - Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais e as brigadas de incêndio do Ibama e Naturatins.

Entre os assuntos abordados na reunião ganhou destaque a atualização cadastral dos associados que trabalham com a coleta e manejo do capim dourado junto ao órgão, como forma de facilitar a identificação desses coletores e coibir a questão do tráfico.

Garantir a sustentabilidade da espécie e respeitar o período de maturidade do capim foi outro assunto que também chamou a atenção dos presentes, uma vez que, alguns coletores são a favor da antecipação desse período (mesmo contrariando os resultados das pesquisas) alegando que no mês de agosto já existe capim dourado maduro e em condições de ser coletado.

Na oportunidade, o presidente Stalin Beze pediu a colaboração da comunidade na identificação das pessoas que traficam o capim dourado e disse que todos os que desejarem colaborar podem usar o Linha Verde (0800 63 11 55) para fazer as denúncias de forma anônima. “O órgão fiscaliza e combate, mas para uma maior eficácia nas operações precisamos da ajuda de todos na identificação dos traficantes que muitas vezes são atravessadores da própria comunidade”, conclui Stalin.

Durante a discussão foi levantada a necessidade da implementação de outras formas de geração de renda para fortalecer a economia local tirando, dessa forma, o capim dourado do foco como uma das principais fontes de renda da população local. “Com toda essa pressão em cima do manejo do capim dourado a tendência e que se inicie um processo de escassez, inviabilizando futuramente a exploração do mesmo”, enfatizou Antônio Santiago, diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

Acatando a sugestão de algumas pessoas presentes na reunião, que defenderam que o período de coleta estipulado na portaria é tardio, o presidente pediu que os associados se reúnam e definam em conjunto qual é a melhor data para a coleta, e estipulou dia 15 de dezembro para a apresentação da sugestão. Na ocasião também ficou definido 15 de maio para a conclusão da atualização dos cadastros, ficando os próximos meses para a entrega das carteirinhas dos associados.

 

Fonte: Ascom Naturatins