Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Na última quarta-feira, 04, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Porto Nacional (TO), Dom Geraldo Vieira Gusmão, que no mês passado completou 75 anos de idade. Dom Gusmão teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa com base no cânone 401 §1º do Código de Direito Canônico, que estabelece que todo bispo deve apresentar sua aposentadoria quando chegar a essa idade.

Dom Geraldo fazia parte do clero diocesano da Arquidiocese de Diamantina (MG), assumindo a Diocese de Porto Nacional em 28 de março de 1998. Os seus 11 anos de episcopado na região foram marcados pela sua contagiante alegria e pelos seus inúmeros “vivas”, marca registrada da sua presença em congressos, encontros e retiros. Sua despedida oficial acontece no próximo dia 26, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

Com a sua saída, a diocese será assumida por Dom Romualdo Matias Kujaski, que atua na função de bispo coadjutor desde 30 de agosto do ano passado. Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, Poznan, na Polônia, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973.