Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Os dirigentes do PT e do PCdoB reuniram-se ontem, terça-feira, 19. Para os comunistas está no centro da tática eleitoral para as eleições de outubro a unidade dos partidos de esquerdas e dos partidos aliados que compõem a base de apoio do governo Lula. Os petistas concordam e trabalham para construir um palanque único para Dilma Rousseff no Estado, agregando o PR e PMDB para consolidar a pré-candidatura de Raul Filho (PT) ao governo do Estado.

Para o presidente do PCdoB, Nilton Barbosa, o partido trabalha com vista a consolidar uma chapa forte proporcional nas eleições de outubro. Mas não descarta a participação na majoritária. Ele destacou a integração do PCdoB ao bloco de partidos emergentes PMN, PSDC, PHS, PTC, PRB, PTdoB, PSL, Psol, PRTB, PTN e PRP e as conversações com os partidos de esquerda PDT, PSB, PPS e PT. Os comunistas também avaliam que é importante agregar os partidos aliados do governo Lula, PR e PMDB.

Donizeti Nogueira, presidente do PT enfatizou a importância da unidade em torno de uma única candidatura ao governo do Estado e ressaltou que o PT hoje trabalha para agregar o maior número de partidos da base aliada do governo lula, em torno da pré-candidatura do petista Raul Filho e da pré-candidatura de Dilma, Ministra Chefe da Casa Civil à presidência da república.

Para os dirigentes o quadro é favorável à afirmação de novas lideranças, uma vez que, hoje já não há uma bipolarização entre agrupamentos suprapartidários, que há anos dominavam o cenário político no Tocantins. Eles também avaliam que dado a complexidades dos partidos que compõem a base aliada do governo Lula e por se tratar de uma eleição nacional, as tomadas de decisões devem ser acompanhadas das direções nacionais.

Para os representantes do PT e o PcdoB é importante manter aliança histórica entre os dois partidos e outras reuniões acontecerão para consolidar este processo de unidade. Participaram também da reunião pelo PCdoB os dirigentes estaduais, Adriano Lima, Jeany Aguiar e Elvio Quirino. Pelo PT, Herlan Torres e Adalberto Barros.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT