Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Representantes da comunidade Kolping do Estado do Tocantins, do Brasil e da Alemanha estarão reunem-se nesta manhã de quinta-feira, 18, com o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), para discutirem sobre a doação de um terreno para a construção de um centro de formação profissional e social. Participam do encontro o presidente da Kolping, Klaus Butg, da cidade de Steyer, na Alemanha, o prefeito da cidade alemã Walter Hung, o padre Jorge Stengel, a presidente da Kolping Brasil, Sônia Guilherme, e o presidente da Kolping em Palmas, Júlio Lima.

À tarde, às 15h30, a reunião será com a Superintendência Estadual de Habitação para discutir sobre a construção de centro de formações nos municípios de Axixá e Riachinho.

Kolping é uma comunidade social católica a serviço do trabalhador e da família e tem por objetivo contribuir para a promoção da pessoa nas diversas dimensões da vida, mediante a formação de grupos solidários de auto-ajuda.

Toda ação da Obra Kolping recebe inspiração e força de três fontes: a Pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo, a Doutrina Social da Igreja e a Vida e Obra de seu fundador Adolfo Kolping.

Formação profissional

A formação profissional e humana, apoio a pequenos empreendimentos de trabalhadores autônomos e a pequenos produtores rurais, incentivo à participação dos trabalhadores em associações e organizações que defendam seus interesses são finalidades da comunidade.

Adolfo Kolping

O alemão Adolfo Kolping começou sua obra no dia 6 de maio de 1849, com um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices que viria a ser a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping.

Nos anos seguintes, Adolfo Kolping se dedicou de corpo e alma à sua associação.

Viajando, estabelecendo contatos, dando palestras, escrevendo, orientando, organizando, conseguiu fundar 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia, com um total de 24.600 associados, em sete países da Europa.

Adolfo Kolping nunca gozara de boa saúde, faleceu em Colônia dia 4 de dezembro de 1865 com apenas 52 anos de idade.

Seu corpo está sepultado diante do altar de São José, na Igreja dos Minoritas, em Colônia.

No seu processo de beatificação constam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão.

Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 27/10/91, na presença de 30 mil membros da sua Obra.

1ª Comunidade Kolping na América Latina

Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, imigrantes oriundos da Europa, em sua maioria jovens, que na pátria não conseguiam trabalho, trouxeram o ideal Kolping para América Latina. Em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de maio de 1923 formou-se o 1º grupo que se orientou no ideal de Adolf Kolping.

1ª Comunidade Kolping no Brasil

Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923 formou-se a 1º Comunidade Kolping do Brasil. Neste ano ela comemorou seus 85 anos de existência. Outras Comunidades Kolping surgiram no Rio de Janeiro (1924), em Itapiranga, Santa Catarina, por ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional (1931) e em Curitiba (no início dos anos 40).

Da redação com informações do site Kolping.com.br