Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Wladimir Machado

O programa social do governo do Estado, Banco da Gente, sob a gestão do Prodivino – Instituto Social Divino Espírito Santo, esteve nos dias 26 e 27 reunido com as comunidades do município de Mateiros e o povoado quilombola de Mumbuca, a 341 km de Palmas, no Jalapão. Durante a presença do Banco da Gente, foram assinados com representantes de associações de capim dourado e comunidades quilombolas termos de cooperações que permitem a concessão de microcrédito para as comunidades de artesãos e pequenos produtores rurais.

Visando fomentar a produção do artesanato, principal economia local, o Banco da Gente realizou, nessas localidades, uma série de cadastros para viabilizar o acesso ao microcrédito, para obtenção de capital de giro para investimentos na produção, com vistas à geração de emprego e renda e, consequentemente, ao desenvolvimento econômico e social do Tocantins.

“Vejo uma ótima oportunidade para nossa comunidade, pois a maioria aqui não tem acesso a linhas de crédito dos grandes bancos. Espero que essa ação se repita e traga mais oportunidades aqui em nossa comunidade. Só temos a agradecer”, comentou Antonio Alves da Silva, presidente da Associação das Comunidades Quilombolas de Carrapato, Formiga e Mata Ambrosio e Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado de Mumbuca.

Quem comemorou também a presença do Banco da Gente na comunidade Quilombola de Mumbuca foi a artesã matriarca do capim dourado, conhecida popularmente como D. Miúda, 81 anos. “Agradeço de coração ao governador Gaguim e ao presidente do Prodivino Melk Aires, por nos presentear com essa iniciativa, que com certeza vai ajudar minha comunidade, que poderá contar com recursos para ajudar a todos daqui”, destacou a artesã.

Em Mateiros, dezenas de pessoas procuraram a equipe técnica do Banco da Gente para realizar cadastros. “Somos gratos pela presença do Banco da Gente, porque temos a certeza que com essas boas condições de financiamento, os artesãos, que precisam de capital para investimento em suas produções, vão poder ser beneficiados e trazer bons resultados para o município” disse Maria Júlia Dias dos Santos, presidente da Associação Comunitária dos Artesãos dos Pequenos Produtores de Mateiros.

Segundo o presidente do Prodivino/Banco da Gente, Melk Aires, foram realizados mais de 250 atendimentos na região do Jalapão. “É muito gratificante poder atender essas comunidades, porque sabemos que elas precisam de incentivo para impulsionar a geração de emprego e renda”, ressaltou Aires.

Fonte: Secom